Sorrisos, risadas, abraços e semblantes de pura felicidade podiam ser vistos a cada brinquedo ou atividade oferecida. Pais e filhos lado a lado em uma energia positiva que reforça a importância de uma relação afetiva entre às partes. Essa foi a tônica da abertura da 3ª Semana do Brincar, promovida pela Secretaria de Educação, e responsável por levar à Praça Rui Barbosa, coração da região central de Mogi Mirim, uma manhã repleta de brincadeiras e atividades lúdicas, no último sábado (25).
Idealizada pela Casa do Brincar, empreendimento com negócios sinergéticos, todos voltados para a infância, com sede em São Paulo, atividades coordenadas por uma equipe de educadores especializados atraíram mais de 500 pessoas, ao longo de toda a manhã, a um dos cartões-postais de Mogi Mirim.
Ali, centenas de crianças puderam desfrutar, ao ar livre, de uma série de brincadeiras, através de brinquedos não estruturados, como bacias com areia e sucatas, uma cortina sensorial, entre outras opções, no entorno do chafariz. Tudo em um cenário preparado especialmente para o evento, colaborando para a diversão e as potencialidades das crianças.
Enquanto os pequenos brincavam, os pais permaneciam em pontos de apoio, montados justamente para as famílias, que se sentaram em toalhas, tendas, esteiras e almofadas. “Nunca vi a Praça Rui Barbosa tão envolvida e tão contagiada. Isso só reforça a importância da ação e quanto o brincar pode colaborar para o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou a secretária de Educação, Flávia Rossi.
Ciclo de palestras
Com o objetivo de levar conhecimento a educadores e profissionais envolvidos na área da Educação, a secretaria municipal ofereceu duas palestras, nas noites de segunda (27) e terça-feira (28) no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antônio de Souza Franco, a Estação Educação.
Nos dois dias, 158 profissionais, entre equipe gestora municipal, professores, alunos de pedagogia, professores da rede particular e técnicos da Secretaria de Educação de Mogi Guaçu marcaram presença e adquiriram ainda mais conhecimento.
Na primeira noite, a psicóloga e doutora em Educação, Beatriz Ferraz, ministrou uma palestra com o tema “O brincar como direito e como eixo da prática pedagógica na Educação Infantil”. Nela, mostrou que o brincar se tornou um dos eixos estruturantes da parte pedagógica e um dos direitos de aprendizagem das crianças.
Didática, solicitou ao público que relembrassem brincadeiras da infância. Cada lembrança era anotada e debatida entre os presentes. “A brincadeira é uma linguagem para a criança, um mundo entre a fantasia e a realidade. Crianças aprendem brincando sobre relações de amizade, corpo, movimento, a desenvolver uma linha de pensamento, a ter o prazer de descobrir o mundo pouco a pouco”, frisou.
Beatriz ressaltou a importância da Base Nacional Comum Curricular, responsável por nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino assim como as propostas pedagógicas de escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Para que a criança aprenda sempre vai depender do olhar do adulto”, completou.
Brincadeiras infantis
A psicóloga e especialista em Educação, Cisele Ortiz, abriu a segunda noite de palestras, com o tema “O papel do adulto nas brincadeiras infantis”. A interação, o enfoque e a criação de vínculos entre educadores com as crianças ganhou ênfase ao longo de 1 hora e 30 minutos.
“Para ter ideia do que é brincar, precisa haver a concepção do que é uma criança. Temos que nos alimentar das possibilidades das crianças para o nosso trabalho, descobrir linguagens expressivas que elas possuem”, disse.
O papel dos professores neste processo e quais ferramentas são necessárias para o desenvolvimento de habilidades e concentração integraram a estrutura de sua palestra. “A interação na escola se dá pelo contato físico, por um jogo e pela brincadeira. O brincar é saúde, então sempre digo, deixem as crianças brincarem, mas de uma maneira inteligente”, ressaltou.