No sábado (14) a mega-ação “Operação Zero Aedes, Zero Sujeira” acontecerá na região delimitada entre a avenida Pedro Botesi e a rua do Tucura, abrangendo só bairros Santa Luzia, loteamento Domênico Bianchi, Santa Clara, Jardim Bicentenário, Jardim Flamboyant, Jardim Helena e Novacoop.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde com o apoio de diversas Pastas, terá a participação de aproximadamente 100 servidores. As equipes iniciarão os trabalhos a partir das 8h00 e deverão ser encerrados por volta das 16h00.
Os criadouros encontrados no decorrer das vistorias nas residências ou comércios serão depositados em sacos plásticos e colocados na calçada para recolhimento. “Esse serviço é apenas para a coleta de produtos que sirvam de criadouro e favorecem a proliferação do Aedes aegypti. Não é descarte de entulhos, então não deverão ser disponibilizados sofás, geladeiras, etc”, explicou a secretária de Saúde, Rose Silva.
A solicitação é que os moradores estejam dispostos a ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A Saúde pede a colaboração dos munícipes, pois com ou sem chuvas, o risco de epidemia é grande. Pedimos também que a população receba os agentes em suas residências nas visitas de rotina, para verificarem se existem foco ou criadouro para o mosquito, além de receber as orientações sobre a doença e quais são as ações de prevenção para evitá-la”, acrescentou.
O alerta da Pasta é que a conscientização dos cidadãos seja permanente. “Sabendo que orientação e sensibilização nunca são demais para combater o Aedes”, finalizou.