Saúde  / Notícia

Vários bairros na Zona Sul e a região central, a partir desta segunda-feira (1º), recebem um trabalho de intensificação das ações contra a dengue. A iniciativa da Secretaria de Saúde está sendo realizada no Centro, Vila Áurea, Vila São João, Vila São José, Vila Santa Elisa, Aterrado, Pichatelli, Vila Bianchi, Jardim Primavera e Cecap e consistem em visitas casa a casa, orientações aos moradores e checagem de possíveis criadouros nas residências.

Na manhã de hoje, os agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias se reuniram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Marcelo Orlandi, no Aterrado, para acerto dos detalhes finais da operação. Ali, receberam da coordenação da Vigilância em Saúde as instruções para o trabalho, que está programado para as próximas três semanas.

Com a participação das equipes da Vigilância Ambiental, Zoonoses e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a operação será estendida também aos estabelecimentos comerciais e aos terrenos baldios. Vasos na frente das casas também serão vistoriados e retirado qualquer tipo de material que sirva como fonte de proliferação do mosquito.

A escolha por esta região está relacionada à notificação de dois casos positivos de contágio pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nos locais próximos aos casos positivos já foram feitas as ações de nebulização focal.

Desde o início do ano, Mogi Mirim recebeu 125 notificações de casos de dengue, sendo 3 deles, confirmados.