Saúde  / Notícia

A qualidade de vida da mulher é uma das prioridades da Secretaria de Saúde e diversas iniciativas alusivas ao Outubro Rosa foram intensificadas. Um dos pilares desta celebração são as ações preventivas concentradas em uma diversidade de exames, dentre as quais, a mamografia.

Mensalmente, a Pasta disponibiliza um teto de 250 exames contra o câncer de mama. Em colaboração com a Santa Casa, a Prefeitura firmou parceria para a realização de até 160 agendamentos, enquanto gratuitamente, a Saúde disponibiliza mais 90 atendimentos junto ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades). A iniciativa do governo municipal permitiu zerar a fila de espera para esse tipo de exame preventivo. Ou seja, assim que o exame é solicitado pelo médico, a paciente consegue marcar a avaliação e realizar o procedimento. Contudo, os exames têm que obedecer um protocolo que leve em consideração a idade do paciente e histórico familiar.

Mas o Outubro Rosa disponibiliza desde o início do mês muito mais ações preventivas implementadas nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), tendo o sábado (27) como o Dia D. Na ocasião, as unidades de saúde estarão em funcionamento das 8h00 e 12h00.

Nesse período terá também imunização com as vacinas tríplice viral e HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano), a aplicação de TRD (testes rápidos para diagnóstico de HIV/aids, sífilis e hepatites B e C) e coleta de exames de papanicolau.

“São ações que marcam, que fazem com que a pessoa pare por instantes e reflita sobre circunstâncias que surgem e que merecem dedicação, cuidado e, sobretudo, prevenção”, afirmou a secretária da Pasta, Rosa Iamarino.

Outubro Rosa” - ações intensificadas

Para todas as idades

Atualização da caderneta de vacinação

Coleta de papanicolau

Testes rápidos para diagnósticos de doenças virais

Adolescentes

Aplicação da vacina HPV

Acima de 40 anos

Exames de mamografia