Já pensou realizar tarefas que lembrem os grandes roteiristas do cinema nacional ou até de Hollywood, se sentir produtor de um filme ou curta-metragem e ver sua obra exibida em um espaço semelhante a uma sala de cinema? Essa foi a sensação que 25 alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Alfredo Bérgamo (Caic), no Jardim Europa, zona Leste da cidade, experimentaram durante essa semana.
De segunda (6) a quarta-feira (8), os alunos participaram de uma oficina de Cinema elaborada pela Perfectto Projetos, empresa de Campinas especializada em projeto culturais e esportivos e no desenvolvimento de políticas de patrocínios com incentivos fiscais que, em Mogi Mirim conta com o apoio da empresa Tennecco.
Uma parceria com a Secretaria de Educação possibilitou a aplicação do trabalho no Caic, primeira etapa de um projeto que apresentará justamente as obras produzidas pelos alunos no chamado projeto Cine Cultura, com início na próxima segunda-feira (13), em outras duas escolas municipais.
Metodologia
Ao longo dos três dias, monitores da Companhia de Teatro São Genésio, de Hortolândia, que mantém parceria com a Perfectto, aplicaram a oficina aos alunos, em aulas teóricas e práticas. As crianças tiveram um primeiro contato com elementos relacionados ao cinema, aprendendo os passos para a produção de um roteiro, formas de manusear equipamentos como a câmera, o tripé e o microfone e a entender o que é um longa e um curta-metragem.
Com temática voltada à sustentabilidade, os alunos, divididos em quatro grupos, ficaram responsáveis pela elaboração de um curta-metragem, englobando temas desde a economia de água até a reciclagem de lixo, de suma importância para o desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, os grupos escrevem e filmaram o roteiro executado ao longo das oficinas, selecionaram as imagens e editaram o filme via programa Windows Movie Maker, software especializado na edição de vídeos.
Ao final das atividades, as crianças receberam um certificado de reconhecimento, assistiram seus filmes e puderam descobrir um talento pouco ou talvez nunca imaginado. “A receptividade foi muito boa, são todos alunos tranquilos, educados e participativos. Ouvem e prestam atenção a tudo que dizemos, percebem o que podem melhorar. Apresentamos uma possibilidade de trabalho como diretor, editor, ator. Aqui pode despontar um futuro cineasta”, explicou uma das monitoras da Companhia São Genésio.
As oficinas já existem em escolas e instituições filantrópicas no Estado de São Paulo, nas cidades de Sumaré, Cotia e Presidente Prudente, Contagem e Governador Valadares, em Minas Gerais, e em Rezende, no Estado do Rio de Janeiro.
Cine e Cultura
Na próxima semana, na segunda, terça e quarta-feira, os curtas-metragens produzidos pelos alunos serão exibidos na grade de programação do projeto Cine Cultura, espaço itinerante voltado a exibições de cinema com animação de curta-metragem, justamente a produção realizada no Alfredo Bérgamo. Além da sustentabilidade, a segurança e o meio ambiente são outras temáticas trabalhadas no projeto.
A exibição dos curtas acontece em quatro horários: às 8h40, 10h00, 13h20 e 15h00, com início no Caic, na segunda-feira (13). Na terça-feira (14), será a vez dos alunos e da comunidade da EMEB Geraldo Alves Pinheiro, no Jardim Linda Chaib, terem a oportunidade de acompanhar os curtas. No último dia de apresentação, na quarta-feira (15), a EMEB Adib Chaib, no Jardim Planalto, encerra a programação.
Fotos: divulgação