Educação  / Notícia

De olho no fortalecimento da base curricular e já pensando no futuro, visando o mercado de trabalho, a Secretaria de Educação promoveu, entre os dias 20 e 27 de maio, uma oficina de gestão e negócios junto à Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves. Na oportunidade, 193 alunos dos 9º anos do ensino fundamental de cinco EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) foram recepcionados por professores e estudantes, tiveram acesso a informações sobre cursos e metodologia aplicada e participaram de visitas guiadas por toda a estrutura da instituição.

Ao final, dinâmicas de grupo completaram a agenda, em um trabalho de autoconhecimento e aprendizado. Os alunos foram submetidos a um quiz com questionamentos voltados ao empreendedorismo. O jogo está ligado a um projeto elaborado pelos próprios estudantes durante aulas de Ética. Ao final de cada encontro, um lanche foi oferecido pela Etec aos visitantes.

No dia 20, 51 alunos da Escola Francisco Piccolomini abriram a agenda das oficinas. Durante 1h30, foram recepcionados pelos coordenadores dos cursos integrados do eixo Gestão e Negócios, responsável pelas áreas de Administração e Logística, Silvia Helena Ferrão e Marcel Oliveira dos Santos. Logo após um bate-papo com alunos de ambos os cursos, foram divididos em grupos e conheceram cada ala da Etec, referência no ensino médio e técnico na região.

Uma segunda turma, composta por 28 alunos da Francisco Piccolomini voltaram às oficinas na terça-feira, dia 21, repetindo a programação. Na sexta-feira, dia 24, 27 alunos da Emeb Altair Rosa Corsi Costa, 17 da Jorge Bertolaso Stella e outros 16 da Cleusa Vieira Mariotoni participaram da agenda. A programação foi encerrada no dia 27, com a presença de 54 alunos da Escola Professor Humberto Brasi.

O trabalho, além de levar uma visão abrangente a respeito do sistema de ensino e as oportunidades oferecidas pela Etec, serve como uma forma de incentivo para que alunos da rede municipal encontrem em uma instituição de excelência e tipicamente mogimiriana o início da carreira profissional.

EtecLab”

Os estudantes também tiveram a chance de conhecer o “EtecLab”, laboratório de criatividade composto por impressora 3D, material de indústria, eletrônica e informática, e utilizado fora do período de aula. A ideia é de que sejam criados projetos em prol da comunidade, nas mais diversas áreas.

Nova etapa

A segunda etapa das oficinas prevê a apresentação de outros três eixos de ensino trabalhados pela Etec: informação e comunicação, compreendendo as áreas da informática e informática para internet; controle de processos industriais, que engloba a mecânica e mecatrônica; e ambiente e saúde, formado pela enfermagem e meio ambiente.

A previsão é de que as novas oficinas sejam realizadas no segundo semestre.

Fotos: divulgação