Educação  / Notícia

Estudantes de 13 EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) participaram, na sexta-feira (17), da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2019, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio do país.

Em Mogi Mirim, realizaram a prova alunos das EMEB’s Adib Chaib, Professor Alfredo Bérgamo, Professor Altair Rosi Corsi Costa, Professora Ana Isabel Costa Ferreira, Professor Bráulio José Valentim, Dona Sinhazinha, Professor Humberto Brasi, Francisco Piccolomini, Professor Jorge Bertolaso Stella, Professor Geraldo Alves Pinheiro, Professora Helena dos Santos Alves, Professora Regina Tucci Campos e Vereadora Terezinha da Silva Oliveira.

As provas, realizadas no período da manhã, foram divididas em quatro níveis distintos, para cada ano do ensino fundamental. O nível 1 foi destinado aos alunos regularmente matriculados do 1º ao 3º ano; o nível 2 destinado ao 4º e 5º ano; o nível 3 entre o 6º e 9º ano e o nível 4 para estudantes de qualquer série.

Coube a cada uma das 13 escolas municipais escolher qual prova aplicariam a seus alunos. Os testes são compatíveis aos conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A prova era constituída de sete questões de Astronomia e outras três de Astronáutica.

Público Alvo

A OBA tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional, além dos próprios alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

A prova mira também observatórios municipais e particulares, planetários, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Premiação

A organização da Olimpíada irá relacionar, por ordem decrescente, as notas dos quatro níveis separadamente. Até o início do novembro serão enviados certificados para todos os alunos participantes, e a distribuição de cerca de 50 mil medalhas, de ouro, prata e bronze, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas.

Uma solenidade de premiação deve ser organizada na escola para a entrega das medalhas e certificados, com a presença dos alunos, professores, diretores, pais, autoridades e imprensa.

Fotos: divulgação