Nesta quarta-feira (13), estudantes do Módulo 4 do curso de enfermagem da Escola Técnica (Etec) Pedro Ferreira Alves receberam instruções da Vigilância em Saúde para a execução da prova mais importante de seus currículos acadêmicos: a prestação de auxílio à população mogimiriana durante a pandemia da Covid-19.
Viabilizada através de parceria sem custos estabelecida entre a Prefeitura e a escola, a iniciativa visa a reforçar o quadro de colaboradores da Saúde que atuam nos locais públicos assistindo os munícipes com instruções de higiene e orientações sobre os cuidados em tempos de pandemia.
Os estudantes aplicarão na prática todo o conteúdo teórico que aprenderam nas aulas. Sob monitoria dos professores Cherbéu Oliveira, Dayana Monteiro e Francis Alves, o grupo de cerca de 30 alunos se dividirá em dois turnos, na manhã e na tarde, dando apoio a fiscais, Guardas Civis Municipais (GCMs) e Agentes de Saúde que atuam na região central da cidade e pontos de maior movimentação, como supermercados, bancos e lotéricas.
Soma-se ainda aos serviços executados a distribuição de máscaras àqueles que estiverem sem o item. O uso do acessório é obrigatório em Mogi Mirim a todos que saírem às ruas desde o dia 5, conforme estipula o Decreto 8.118, assinado pelo Prefeito Carlos Nelson Bueno.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Franco, destaca a parceria efetuada e acredita que a oportunidade trará ganhos a Mogi Mirim. “Esses alunos terão uma experiência única de ajudar a comunidade e ainda ganharão experiência sobre como o trabalho do profissional de saúde é complexo, mas recompensador”, explicou Joalice.
Estiveram presentes na Etec para o lançamento da ação o chefe de gabinete, Guto Urbini; o secretário de Saúde, Ederaldo Moreno; o gerente administrativo de Saúde, Leonardo Cunha; e o diretor da instituição, André Luiz.