Saúde  / Notícia

A partir do próximo sábado (4), o Ambulatório de Síndromes Gripais passará a funcionar também aos finais de semana. A unidade presta atendimento desde abril, e se consolidou como um espaço exclusivo para os pacientes que apresentarem síndromes respiratórias graves, entre elas o novo coronavírus (Covid-19). Localizado na rua Monsenhor Moysés Nora,166, próximo à Santa Casa, no Centro, funciona diariamente das 7h às 19h.

A ampliação de dias destinados ao atendimento permitirá mais pessoas receberem o serviço médico-ambulatorial. No local, após a triagem, o paciente passa pelo médico e será informado sobre o procedimento. No caso, se irá para casa com o medicamento e ficar em quarentena ou se precisa ser referenciado pela Santa Casa para raio-X, tomografia ou até mesmo uma internação. No local, a equipe é composta por dois médicos clínicos, com experiência no atendimento de pacientes com síndromes gripais em outras unidades, conhecendo o desenvolvimento no vírus no organismo, além de técnicos e enfermeiros.

“É um lugar específico para os pacientes considerados suspeitos. No ambulatório os médicos serão orientados a dispensar o medicamento para o paciente, sem a necessidade de ir até a farmácia ou a UBS (Unidade Básica de Saúde). Só fica (no ambulatório) o paciente com quadro demorado ou grave, que precise de suporte de oxigênio ou internação”, ressaltou a coordenadora do ambulatório, Alessandra Nieri.