Na manhã desta quarta-feira (11), na Secretaria de Segurança Pública, a Prefeitura oficializou o início das atividades do programa ‘Muralha Digital’, que monitorará as saídas e entradas da cidade a fim de que se identifique veículos roubados ou em situação suspeita.
Durante a cerimônia, que contou com a presença de vereadores, secretários municipais, a GCM (Guarda Civil Municipal), o prefeito Carlos Nelson Bueno destacou que, mesmo diante da situação de complexidade social enfrentada pelo Brasil, Mogi Mirim passa por situação positiva que permite a implementação de um sistema moderno que melhora a segurança do cidadão. “Passamos por dois anos de preocupações econômicas, estabilizando a situação do município e hoje temos o resultado. Conseguimos investir em tecnologia, estabelecer parcerias com diversos organismos e colocar em prática ações como esta que ajuda a melhorar a vida do cidadão”.
O Muralha Digital passa a atuar em sete pontos de Mogi Mirim, com 20 câmeras de alta definição que detectam ações criminosas, cruzam dados policiais e geram imagens em tempo real à Central Operacional da Secretaria de Segurança Pública, a qual fiscaliza 24 horas por dia os materiais recebidos e traça estratégias de combate a roubos e furtos.
Ressalta-se que os materiais coletados pelo Muralha Digital em Mogi Mirim abastecem, também, a rede Detecta, sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo de São Paulo para atuação conjunta dos municípios contra a criminalidade, incluindo Mogi Mirim junto ao maior banco de dados de informações policiais da América Latina.
Os pontos em que já ocorre o monitoramento pelo Muralha Digital
Rod. Sen. André Franco Montoro
Rua Padre Roque
Rua Santa Cruz
Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
Avenida Pedro Botesi
Rod. Dep Nagib Chaib
Rod. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos