Saúde  / Notícia

No sábado (23) a mega-ação “Operação Zero Aedes, Zero Sujeira” acontecerá em bairros localizados na zona Leste abrangendo Mirante, Jardim Elite, Vila Dias, Vila Universitária, Jardim Sberghen I e II, Seac, Jardim Quartieri e Chácaras Ypê.

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde com o apoio de diversas Pastas, terá a participação de aproximadamente 70 servidores que, organizados em equipes, iniciarão os trabalhos a partir das 8h00.

O objetivo da ação preventiva é eliminar os criadouros do Aedes aegypti durante as vistorias nas residências ou comércios. “Esse serviço é apenas para a coleta de produtos que sirvam de criadouro e favorecem a proliferação do mosquito. Não é descarte de entulhos, então não deverão ser disponibilizados sofás, geladeiras, etc”, explicou a secretária de Saúde, Rosa Iamarino.

A solicitação é que os moradores estejam dispostos a ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A Saúde pede a colaboração dos munícipes, pois com ou sem chuvas, o risco de epidemia é grande. Pedimos também que a população receba os agentes em suas residências nas visitas de rotina, para verificarem se existem foco ou criadouro para o mosquito, além de receber as orientações sobre a doença e quais são as ações de prevenção para evitá-la”, acrescentou.

O alerta da Pasta é que a conscientização dos cidadãos seja permanente. “Sabendo que orientação e sensibilização nunca são demais para combater o Aedes”, finalizou.