Meio Ambiente  / Notícia

O Bem-Estar Animal (BEA), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, divulgou nesta segunda-feira (2) informações sobre os trabalhos realizados durante fevereiro. Ainda que o mês seja marcado por ser o menor do calendário e abrigar os festejos de Carnaval, as cirurgias de castração em cães e gatos aumentaram em relação a janeiro: foram 163 ante 150 no mês anterior.

 

Além das castrações, houve 61 consultas diversas, conferindo condições dos animais domésticos e diagnosticando doenças e problemas, a fim de desenvolver os devidos procedimentos para apoio aos bichinhos.

 

Contabilizados os dados dos dois primeiros meses do ano, o BEA realizou 313 castrações e 138 consultas, atendendo cães e gatos e, principalmente, atendendo a população com serviços gratuitos. O público prioritário, no entanto, é o que possui renda de até dois salários-mínimos ou de baixa renda e esteja inscrito em programas sociais, como o Bolsa Família e sistema CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

 

A entidade executa também cirurgias de alta complexidade e doação responsável de cães e gatos, todos vacinados e com chip de identidade e localização. No entanto, o local não resgata nem recolhe animais.

 

Localizado na rua Joaquim Dias Guerreiro, 111, Mirante, o BEA funciona de segunda a sexta-feira. Das 8h às 15h, há a realização de consultas veterinárias, além do atendimento a casos de denúncias de maus-tratos aos animais. Em situações desse tipo, é preciso o cumprimento de protocolo.