Educação  / Notícia

A Prefeitura anunciou esta semana um novo projeto de descentralização que vai beneficiar muitas crianças, especialmente aquelas que moram na periferia.

O projeto “Descentralização da Brinquedoteca” vai levar brinquedos lúdicos e cultura para os bairros, especialmente os mais populosos, adequando os espaços escolares para receber mais esta ferramenta de aprendizagem, socialização e lazer.

O compromisso da Administração Municipal é substituir a única brinquedoteca da área central, por vários polos descentralizados, dentro das unidades escolares, em bairros estratégicos, facilitando o acesso à população.

“Ao invés de termos uma única brinquedoteca, teremos várias”, disse a secretária de Educação, Ana Lúcia Bueno Peruchi.

O principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar a evolução mental, psicológica, social e física da criança, por meio do lúdico. E este é também o objetivo maior da Administração Municipal, com a proposta de descentralização.

“Se criarmos uma Brinquedoteca nas EMEBs e CEMPIs teremos uma finalidade pedagógica. Se criarmos nos bairros vamos estimular as relações com as comunidades e se instalarmos em Centros Culturais vamos criar espaços de incentivo à leitura e a arte”, ressaltou Ana Lúcia.

A Secretaria de Educação, representada por toda a sua equipe, está inteiramente empenhada em garantir às crianças, os direitos de aprendizagem citados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Um destes direitos é o de BRINCAR, não como uma atividade isolada e sem intencionalidade, mas como uma vivência fundamental ao desenvolvimento infantil e que proporciona experiências através das quais a criança elabora, ordena, desordena, constrói e recria a realidade, descobrindo um mundo novo e cheio de possibilidades.

A implantação de brinquedotecas nos bairros facilitará o acesso às crianças e famílias de seu entorno, ampliando as possibilidades de utilização e aproveitamento do espaço.