Cultura e Turismo  / Notícia

O projeto de restauração do “Bunker de 32”, localizado às margens do Rio Mogi Mirim, próximo ao prédio da Secretaria de Educação, já foi iniciado. A obra contempla a colocação de claraboias para mais luminosidade e ventilação, impermeabilização interna e externa, construção de escada de acesso ao local, melhoria nas escadas de acesso dentro do abrigo, drenagem para evitar alagamento, instalação de lâmpadas a base de bateria, restauro dos tijolos danificados sem que haja mudança na arquitetura original do bunker, fixação de placas de informações e, ainda, melhorias em uma pequena trilha de nível leve na área externa.

O restauro está sendo possível porque o município se tornou MIT (Município de Interesse Turístico) em 2019. Dentro da Lei 1.261 que contempla 140 municípios, a prefeitura desenvolveu o projeto de restauro e pleiteou o recurso através de convênio com a Secretaria de Turismo do Estado de SP.

O Secretário de Governo, Massao Hito, e o Secretário de Cultura e Turismo, Luiz Dalbo, acompanham de perto as obras de restauração do bunker. Os trabalhos também estão sob a supervisão do presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Sebastião Zoli Junior, e do turismólogo Ed Alípio.