Dia de conscientização a respeito de uma causa importantíssima. A Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas movimentou, neste domingo (5), o Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, o Zerão, na região da Vila Bianchi. A manifestação foi organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Mogi Mirim, que abrange a Baixa Mogiana.
Além de parceiros, patrocinadores e apoiadores, também integraram a organização as secretarias municipais de Saúde, Esporte Juventude e Lazer, Segurança Pública, Assistência Social, Mobilidade Urbana e Cultura e Turismo, além da Comissão da Mulher da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A iniciativa integrou os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha internacional, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A concentração ocorreu no Campo do Lavapés, onde foram instaladas tendas, com orientações às mulheres sobre como proceder em caso de algum tipo de violência, os telefones e serviços disponíveis pelo Poder Público e pelas forças policiais. As orientações se estenderam a todos que estiveram na manifestação.
Depois, foi realizada a caminhada, que percorreu a Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos no entorno da área do campo, das quadras Três Marias e do Teatro de Arena, com a exibição de faixas e cartazes clamando pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
Foram ainda entregues brindes, doados pelos patrocinadores, como camisetas, máscaras e álcool em gel. Esse material foi trocado por alimentos não perecíveis, que serão encaminhados pela organização ao Banco de Alimentos do município para o devido repasse às famílias em situação de vulnerabilidade.
“Estou emocionada. Este é um evento que já ocorre em outras cidades, que está acontecendo, simultaneamente em outros municípios, mas é a primeira vez aqui em Mogi Mirim. Sem dúvida é um movimento que vai crescer muito e tudo isso aqui hoje é graças às nossas líderes, às integrantes no nosso núcleo e cada parceiro, incluindo a Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, que foi fundamental para que tudo saísse da melhor forma. Gratidão”, frisou Rose Alcântara, uma das líderes do núcleo local do Grupo Mulheres do Brasil.
Fotos: divulgação