Gabinete  / Notícia

A Campanha de Arrecadação organizada pelo Fundo Social, iniciada em 31 de março e prevista para se encerrar nesta quinta-feira (30), teve o término prorrogado para 31 de maio em razão dos ótimos índices alcançados e a persistência da pandemia da Covid-19.

Com o intuito de auxiliar famílias em vulnerabilidade social em decorrência da crise do coronavírus e o setor de saúde do município, excelentes índices de doações puderam ser alcançados ao longo dos últimos 30 dias, mediante auxílio de toda a comunidade de Mogi Mirim.

Mesmo com donativos de diversas empresas, quem mais contribuiu com a ação foi a população de forma geral. De maneira anônima, milhares de mogimirianos fizeram doações nos postos de coletas espalhados nos mercados da cidade.

Os estabelecimentos que cederam espaço para a atividade continuam apoiando no próximo mês. Postos de coletas podem ser encontrados nos supermercados Goodbom, Imperial, Lavapés (unidades do Tucura, Vila Dias e Vila Bianchi), Magui, São Vicente e Spasso Sabores.

Foram arrecadadas cerca de 10 toneladas de alimentos, entre produtos básicos perecíveis, como sacos de aroz, feijão e latas de óleo, e produtos não perecíveis, como frutas, legumes e cartelas de ovos.

Pelos itens básicos, permitiu-se a composição de 550 cestas básicas, das quais 300 com pesagem de 20 kg. Essa especificidade é tida como fundamental pelo órgão, já que garante assistência mínima às famílias por pelo menos 2 meses.

Além dos alimentos, também houve arrecadação de produtos de higiene. Foram formados 300 kits de higiene, compostos por álcool em gel, detergente, esponja, papel higiênico, sabonete, escova de dente, creme dental e outros.

A distribuição dos produtos ficou por conta da Secretaria de Assistência Social, que define os beneficiados com base em dados do Cadastro Único. Segundo o programa, há mil famílias em extrema pobreza no município com prioridade ao recebimento da ajuda.

As ações de assistência não são restritas ao período da pandemia. Pelo contrário, há um acompanhamento contínuo da Pasta a pessoas com baixa renda e dificuldades específicas, a fim de oferecer condições de avanço e independência sociais e econômicas.

Também ocorreu a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que vieram a ser destinados ao setor de saúde municipal. Máscaras, óculos e máscaras de proteção foram obtidos junto a empresas da cidade e da região, das quais devem ser citadas Balestro, Cortag, Elfen Eco Clear, International Paper, Mars Brasil, Mercadão dos óculos, Mogi Landi, OMG, Sabó, Tutty Belle Moda Fitness, Veilling Holambra e Ypê Produtos de Limpeza, além da Escola Técnica (Etec) Pedro Ferreira Alves e Faculdade Técnica (Fatec) Arthur de Azevedo.   

O Fundo Social também intermediou o recebimento de produtos químicos que viabilizaram a desinfecção de ruas e pontos de movimentação de pessoas na cidade.

 

O que pode ser doado

Seguindo com os mesmos objetivos da primeira fase da campanha, o Fundo Social almeja arrecadar alimentos, produtos de higiene e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As doações podem ser feitas nos postos de coletas distribuídos nos mercados ou na própria sede do Fundo Social, localizado à avenida Adib Chaib, 2.250, no Espaço Cidadão. Para mais informações, o interessado em auxiliar pode entrar em contato com a entidade pelo telefone 3862-3129 ou e-mail fsmirim@gmail.com .

Alimentos: dentre os mantimentos, é sugerido ao munícipe a doação de arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, molho de tomate, macarrão, fubá, sardinha/atum, milho, ervilha ou seleta de legumes, farinho de trigo, farinha de mandioca, lei em pó ou longa vida, pó de café e bolacha.

Produtos de Higiene: mais do que nunca, itens de higiene são essenciais, e por isso é solicitado sabão em pó, sabão líquido, sabão em barra, detergente, esponja, água sanitária, desinfetante, papel higiênico, papel toalha, sabonete, pasta de dente, escova de dente e álcool em gel 70%.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): para auxiliar os profissionais médicos no combate ao coronavírus, é sugerida a doação de máscaras cirúrgicas tripla camada, unidade de máscara PFF2, máscaras N 95, unidades de óculos de proteção, pacotes de gorros, pró-pé, unidades de aventais impermeáveis gramatura, luvas para procedimentos, caixas para álcool em gel 70%, toalhas de papel, sabão líquido e protetor facial.