Saúde  / Notícia

A Secretaria de Saúde promove, até o dia 31 de agosto, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Iniciada no último dia 15 de julho em todo o país, a campanha, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, tem como foco intensificar a vacinação para a população de 6 meses a 29 anos e de forma indiscriminada na faixa etária de 30 a 49 anos.

A população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Mirim, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das salas de vacinação de cada unidade, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30. É necessária apresentação da carteira de vacinação, seja para avaliação da situação vacinal ou vacinação conforme o calendário vacinal vigente.

Diante do cenário de pandemia do coronavírus (Covid-19) o Centro de Vigilância Epidemiológica do governo estadual orienta que as secretarias de saúde municipais desenvolvam estratégias de vacinação que evitem aglomeração de pessoas e a transmissão da doença.

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza e mal-estar intenso.

Causa

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar, e que o sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

A transmissão pode ocorrer entre quatro dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A única maneira de evitá-la é pela vacina.

Dia D

A Secretaria de Saúde organiza, no próximo dia 22 de agosto, um sábado, o Dia D de vacinação contra a doença. Lotes da vacina estarão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 16h.

De 1 de janeiro a 28 de junho foram aplicadas 964.797 doses da vacina em todo o Estado de São Paulo. No ano passado, a campanha imunizou 6.029.908 pessoas no Estado.