Um dado para alertar a população quanto a necessidade de prevenção contra o Aedes aegypti: foram confirmados 6 casos de dengue em 2018 e estão sendo aguardados os resultados de 9 notificações de chikungunya. Não há nenhuma ocorrência de contágio por zika.
A divulgação foi realizada na última sexta-feira (2) em reunião realizada pela equipe de monitoramento de arboviroses – vírus transmitido por mosquitos – com integrantes de diversas Secretarias supervisionadas pela Saúde. Os dados correspondem ao mês de janeiro.
“Os números devem servir como alerta à população. O trabalho de vigilância no quintal, nas calhas ou em qualquer área ou objeto que possam servir de criadouro deve ser constante”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Franco.
Também em janeiro foi realizada a 1ª “Operação Zero Aedes, Zero Sujeira” do ano nos bairros Maria Beatriz e Parque Real, na zona Sul.
Aproximadamente 140 servidores visitaram 1.942 residências, enquanto 537 moradias estavam fechadas. A ação atingiu 78,3% da área delimitada. O percentual ultrapassa o número determinado pela Regional de Saúde que é de 75%. “É o resultado de um esforço planejado em prol do município”, definiu.
A escolha da região para a Operação Zero foi em decorrência da realização do ADL (Índice de Densidade Larvária) no início do mês passado. O resultado apontou muitas larvas do Aedes aegypti nessas áreas.
A próxima mega-ação Zero Aedes, Zero Sujeira já está programada. Será no dia 24 de fevereiro nos bairros localizados na região do Jardim Paulista, na zona Norte.