O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas em que o Cemitério Municipal mais recebe visitantes. Mesmo em tempos de pandemia, a administração do local prevê que haja deslocamento considerável de pessoas ao espaço no próximo domingo (7), das 6h00 às 17h00, e, por isso, executa nesta semana operação especial de limpeza.
Equipes de manutenção do cemitério, com o apoio de máquinas e colaboradores do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CEMMIL), realizam poda de árvores, coleta de folhas, roçagem de vegetação, arranjos nos corredores e vistoria nos túmulos. Além de serviços internos, os arredores também recebem atenção, com limpeza das ruas e praças.
As preparações para o Dia das Mães, no entanto, não se restringem às organizações espaciais. Seguindo com as ações de combate ao coronavírus, as equipes de fiscalização, compostas por membros da Vigilância em Saúde, Guarda Civil Municipal (GCM) e Central de Fiscalização, monitorarão o ambiente, orientarão os visitantes sobre as medidas de precaução à Covid-19 e distribuirão máscaras.
É válido ressaltar que, em conformidade ao decreto 18.118, assinado pelo Prefeito Carlos Nelson Bueno, é obrigatório o uso de máscaras faciais nos locais públicos e somente poderá acessar o recinto quem estiver portando o acessório.
José Paulo da Silva, secretário de Serviços Municipais, Pasta responsável pela coordenação do cemitério, explica que os serviços de limpeza na área são rotineiros, mas ganham ritmo mais intenso às vésperas de dias especiais, como Dia de Finados, Dia dos Pais e o próprio Dia das Mães. “Sabemos da importância do Cemitério da Saudade para a história da cidade e, por respeito às pessoas que lá repousam e seus familiares, buscamos sempre deixá-lo bem cuidado e organizado”, finalizou José Paulo.