Saúde  / Notícia

A população de Mogi Mirim já pode contar com atendimento 24 horas na Central de Síndromes Gripais, localizada em prédio anexo à Santa Casa. Desde quarta-feira (21), o atendimento que ocorria das 7h às 19h foi ampliado, e agora, ocorre de forma ininterrupta, 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos.

Quatro equipes completas, formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e auxiliares já estão em plena atividade.

Somente nos três primeiros dias de atendimento 24 horas, a Central de Síndromes Gripais recebeu, em média, 60 pessoas por dia. Vale lembrar que, no auge da pandemia, esse número já foi bem maior, chegando a 170 pacientes por dia. “O bom andamento da vacinação em Mogi Mirim tem reduzido bastante o número de pessoas acometidas pro síndromes gripais. Isso é muito positivo! Mas, de qualquer forma, estamos com a Central preparada para atender a todos que necessitam”, comentou a coordenadora Márcia da Silva.

O principal objetivo de iniciar o atendimento 24 horas na Central de Síndromes Gripais é desafogar o atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste. Com o encaminhamento dos pacientes com síndromes gripais para a Central (unidade de referência), a UPA da Zona Leste pode voltar a focar no atendimento a outras patologias.

Além disso, por consequência, é possível reduzir a contaminação por Covid-19, já que pacientes com outras patologias não precisam ficar em contato direto com aqueles com síndromes gripais, que eventualmente, estejam contaminados com o novo Coronavírus.