A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dona Sinhazinha inicia o mês de agosto com motivos de sobra para comemorar. Em solenidade na segunda-feira (3), a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou a entrega oficial das obras de reforma da unidade, iniciada em junho do ano passado e que contempla uma série de melhorias estruturais.
Com recursos próprios no valor de R$ 272.470,15, a Administração Municipal promoveu a troca total das telhas da cobertura, substituição do forro das salas de aula, troca do piso da cozinha, construção de mureta para suporte ao talude do jardim, demolição e reconstrução do muro de divisa com a Rua Albert Sabim e a pintura do prédio.
Localizada no bairro Nova Mogi, ao lado da sede da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), a Sinhazinha atende 206 alunos, 115 no período da manhã (4º e 5º ano) e 91 no período da tarde (1º, 2º e 3º ano). Conta também com duas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma em cada período.
A reforma melhora ainda mais a estrutura da escola. Com o recurso do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE), houve a pintura do muro interno, reposição das madeiras das paredes do corredor (mural), manutenção do parque infantil e da rampa de acesso do pátio da escola, além da instalação de câmeras de segurança e do sinal eletrônico.
“Nós estamos muito felizes em receber essas melhorias em nossa escola, todas elas irão nos ajudar a receber as nossas crianças. Estamos nos preparando para que o retorno seja breve, seguindo a questão da segurança e o protocolo necessário. Estamos muito agradecidos”, festejou a diretora Seomara Guedes Rodrigues.
Histórico
A EMEB foi criada com o nome de 3º Grupo Escolar de Mogi Mirim pelo Decreto nº 28, publicado em 30 de março de 1958. Pela lei 5.659, de 13 de maio de 1960, passou a se chamar Grupo Escolar Dona Sinhazinha.
Através da Lei 3.484, de 19 de junho de 2001, a então denominada EE Dona Sinhazinha foi autorizada pelo Poder Executivo municipal a celebrar o convênio com o governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, objetivando a implantação e o desenvolvimento do programa de ação. A parceria da educação entre estado-município para atendimento do Ensino Fundamental veio por meio do Decreto 3.372, de 26 de janeiro de 2002.
A escola foi municipalizada em 19 de fevereiro de 2004 passando por denominações como EMEIEF Dona Sinhazinha e em 15 de fevereiro de 2007, pela Lei nº 4.301, para EMEB Dona Sinhazinha.
No total são 20 professores, uma secretária, duas inspetoras de alunos, duas serventes e duas merendeiras.
Os alunos matriculados são provenientes das proximidades do bairro onde se localiza a escola e de outras localidades espalhadas pelo município. No período alternado ao de aula uma parcela dos estudantes frequenta o Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) e o Educandário Nossa Senhora do Carmo.