Na quarta-feira (15), o município recebeu uma das duas ambulâncias doadas para o município. A previsão é que a próxima unidade volante do SAMU (Serviço de atendimento Móvel de Urgência) esteja no município dentro de 20 dias.
“Essa que recebemos hoje é uma ambulância que possui equipamentos de altíssima qualidade, com capacidade até mesmo para realização de traqueostomia”, destacou a secretária de Saúde, Rosemary Silva.
Os dois veículos possuem equipamentos essenciais ao salvamento da vítima. No entanto, no suporte avançado há também desfibrilador e ventilador mecânico que viabilizam a respiração artificial do munícipe atendido.
Elas serão disponibilizadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e possuem equipamentos que a distinguem como UTI Básica e UTI Avançada. O município já possuía dois veículos de atendimento móvel com essa mesma estrutura de prestação de serviço de urgência e emergência. Ou seja, com essas entregas haverá a renovação em 100% da frota.
“Na viatura de suporte avançado, a equipe terá médico, enfermeiro e condutor”, explicou o coordenador regional do SAMU, Vagner Cezaroni. Ele acrescentou que “de todas as ambulâncias da região, Mogi Mirim tem a melhor viatura”.
“Ela está vindo renovada, é a quem tem maior destaque em relação a equipamento, mais moderna e a condição de estrutura da viatura é melhor planejada”.
No decorrer de 2016, o SAMU em Mogi Mirim realizou, em média, 355 atendimentos básicos. Já com os recursos avançados, o índice chegou a 82 ocorrências. No total, houve o trabalho do SAMU em 5.242 casos.
Disque 192
O objetivo do SAMU 124 é oferecer serviços de resgate por 24 horas e socorrer rapidamente os pacientes com necessidade de serem levados às unidades prestadoras de serviços de urgência ou emergência.
O SAMU é acionado mediante a ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.
Serviços
O SAMU possui especialistas e técnicos capacitados para atendimentos nos seguintes casos: ocorrência de problemas cardio-respiratórios, casos de intoxicação exógena, queimaduras graves, ocorrência de maus-tratos, trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em tentativas de suicídio, crises hipertensivas, quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, casos de choque elétrico e em acidentes com produtos perigosos.