A última semana foi de adaptação aos comerciantes da cidade. Conforme estabeleceu o governo estadual, novas medidas para a quarentena passaram a valer aos municípios paulistas, em acordo às condições regionais de enfrentamento à Covid-19.
Mogi Mirim está na fase 2 do Plano São Paulo, podendo permitir a reabertura de alguns setores econômicos, como comércio varejista, comércio ambulante, concessionárias e atividades imobiliárias. Após cumprir período de orientação aos representantes, equipes de fiscalização da Prefeitura iniciaram nesta segunda-feira (8) a nova etapa de abordagem aos estabelecimentos comerciais, verificando se estão sendo seguidas as medidas acordadas.
Embora aptos à reabertura, os comércios encontram algumas restrições ao pleno funcionamento. As lojas devem abrir ao público com ocupação máxima de 20 % da área, período de 4 horas, organização de filas, uso de máscaras por todos e oferecimento de álcool em gel a clientes e funcionários, além de executarem as recomendações sanitárias, que incluem envelopamento com plástico filme das máquinas de cartão, higienização de cestos e lacração de bebedouros de pressão.
Os estabelecimentos também receberão o apoio da Vigilância em Saúde para cumprirem com o protocolo de testagem, conduta em que terão de medir temperatura dos colaboradores e, em caso de detecção de sintomas do coronavírus, encaminhá-los ao Ambulatório de Síndromes Gripais para que sejam feitas a testagens. Havendo positivação nos exames, os funcionários deverão ser afastado por até 17 dias.
Em caráter específico, comércios varejistas devem indicar ao cliente que o processo de compra seja agilizado, bem como aumentar o número de caixas preferenciais para atendimentos a pessoas de grupo de risco e organizar os ambientes de modo que haja arejamento e distanciamento adequados. Por sua vez, vendedores ambulantes necessitam higienizar todas as embalagens para transporte.
Concessionárias precisam controlar o acesso do público ao showroon para que hão haja aglomerações, assim como incluir películas protetoras descartáveis nos bancos e acessórios dos veículos test drive.
Já as atividades imobiliárias devem adotar política de trabalho que visite imóveis somente quando for imprescindível, sendo que, mesmo assim, apenas uma família por vez deverá participar da visitação e sob agendamento prévio.
Recomendações anteriores ao plano de flexibilização, tais quais utilização de meios virtuais para vendas e delivery para entregas, continuam tendo validade e sendo incentivadas pelo Município.