Cultura e Turismo  / Notícia

Município de Interesse Turístico (MIT) desde março, quando recebeu o certificado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, pelas mãos do governador João Dória, Mogi Mirim valoriza cada vez mais o Turismo. Na última terça-feira (24), o Centro Cultural Prof. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva foi palco de abertura da Semana Municipal de Turismo, com programação até o próximo sábado (28). Dentro da agenda, palestras com profissionais especializados no setor e um passeio a pontos turísticos da cidade.

O evento organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) tem como foco reunir o Poder Público, profissionais ligados à área, iniciativa privada e a comunidade, de olho na troca de experiências, no debate e na elaboração de projetos que possam fortalecer ainda mais o turismo municipal e as cidades que compõem a Baixa Mogiana, sobretudo a Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana.

Fazem parte deste grupo, além de Mogi Mirim, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Itapira, Mogi Guaçu e Paulínia. Os municípios estiveram representados por profissionais do setor no lançamento da Semana Municipal.

Na terça-feira, após a apresentação dos hinos do Brasil e de Mogi Mirim, o secretário de Cultura e Turismo, Marcos Antônio Dias dos Santos, o Marquinhos Dias, ao lado do turismólogo da Prefeitura Ed Alípio, do vereador Alexandre Cintra e do presidente do Comtur, Sebastião Zolli Junior, discursaram ao público, agradeceram a oportunidade e ressaltaram a importância do Turismo para Mogi Mirim, salientando seu crescimento e todo o trabalho envolvido para que a cidade se coloque como local de destaque no Estado.

Representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovamm), Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), proprietários de restaurantes ligados ao Polo Gastronômico e parte do corredor turístico municipal, opções de alimentação e lazer para viajantes de todo o Estado, também marcaram presença.

Palestras

Na terça-feira, três profissionais da área ofereceram palestras ao público, tratando sobre assuntos de relevância no Turismo, visando colaborar com empreendedores do seguimento, gestores públicos, empresários do ramo de hospedagem, alimentação, entre outros.

O primeiro a falar foi Eric Apolinário, historiador e coordenador do Museu Histórico de Itapira. Ele é autor do livro “Inverno Scarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste”, que trata a respeito dos combates na região durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Ele atua como monitor no atendimento de grupos e escolas no Museu de Itapira.

O turismólogo da Prefeitura Ed Alípio, professor universitário do curso de Turismo na UNIFAJ, e peça chave na condução de ações que destaquem a área em Mogi foi o segundo a se apresentar. Membro do Comtur e dirigente responsável pela Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, exaltou a inserção da cidade no MIT, o que enxerga necessário para a valorização do Turismo e da Cultura e todo o planejamento proposto para elevar o setor não a curto prazo, mas para o futuro, em toda a região.

Coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo e há 23 anos atuante no âmbito da estruturação e ordenamento no Ministério do Turismo, Ana Carla Moura representou o governo federal na abertura da Semana Municipal. Ela, também professora e palestrante sobre a Política Pública de Turismo, nutre experiência em Gestão Pública, Administração, Planejamento Estratégico, convênios e programas como o Prodetur. Ana lidera o Turismo junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional.

Agenda

A programação segue na próxima sexta-feira (27), com a palestra Inverno Escarlate – Vida e morte nas trincheiras do front Leste”, tendo a Revolução de 1932 como base, às 9h e às 14h, no Centro Cultural, para alunos e professores das redes pública e particular de ensino.

No sábado (28), acontece o Passeio Turístico “Mogi Mirim 250 Anos”. Realizado entre 13h e 18h, o roteiro contemplará, com saída do Centro Cultural, a visita ao Bunker (abrigo subterrâneo), ao orquidário LM e Sorveteria Angellato, nas Chácaras São Marcelo. Um dos pontos altos do passeio será o lançamento da cerveja Mogi Mirim 250 Anos, da Sauber Beer.