Saúde  / Notícia

A Prefeitura, a partir desta terça-feira (19), amplia a ação de conscientização e orientação contra o novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é prestar auxílio e assistência as pessoas que trabalham nos serviços classificados como essenciais, conforme determina o decreto 8121/2020, além das pessoas que necessitem utilizar tais serviços. A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população permaneça em casa.

Assim como no início do mês, a Secretaria de Saúde distribui seus profissionais em sete pontos da cidade para medição de temperatura corporal, aferição de pressão arterial e a quantidade de oxigênio na rede sanguínea através de um equipamento chamado oxímetro. A atividade contará com a participação de alunos do curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves.

A ação segue até a próxima sexta-feira (22) na Praça Rui Barbosa, no Centro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, das 7h às 9h e das 16h30 às 18h30, na Rodoviária Municipal e no Supermercado São Vicente, ao longo de todo o dia, no Posto RVM, das 7h às 9h, no Posto Gauchão do Tchê, das 9h30 às 12h, e no Supermercado Lavapés do Tucura, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Um dos objetivos da Secretaria de Saúde é dar continuidade às ações que colaborem para a manutenção deste cenário, evitando o aumento dos casos, o número de internações e possíveis mortes em razão da doença.

“Além das orientações que nós estamos fazendo deste o início da pandemia, até sexta-feira vamos aferir pressão arterial, temperatura corporal e medir a quantidade de oxigênio circulando no organismo das pessoas”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Joalice Penna Rocha Franco.

Os testes rápidos para Covid-19 não serão aplicados ao longo da ação. “Caso for identificado alteração de temperatura ou queda no nível de oxigênio, a pessoa receberá um encaminhamento para o Ambulatório (de Síndromes Gripais) ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para que seja avaliada pelo profissional médico, que irá verificar a necessidade de testar essa pessoa”, completou Joalice.

A Secretaria de Saúde estuda levar as ações de combate ao Covid para bairros da cidade. Datas, dias e horários serão comunicados pela Prefeitura.