Saúde  / Notícia

A Secretaria de Saúde coloca em operação, na próxima sexta-feira (6), no Centro de Fisioterapia Dr. Florentino José Miranda, ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na avenida Adib Chaib, Vila São José, as novas salas de hidratação para o atendimento de pacientes com sintomas da dengue.

As salas, com funcionamento diário, inclusive aos finais de semana, das 7h às 19h, serão capazes de atender até 30 pacientes, em poltronas adquiridas pela Pasta para a acolhida dos munícipes com sintomas da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e responsável, até a última segunda-feira (2) por 608 casos positivos e 2.133 notificações.

As salas de hidratação no Centro de Fisioterapia visam dar suporte a outra sala em operação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste. Os pacientes serão encaminhados ao local após o atendimento inicial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada dentro da rede pública municipal. É ali que o enfermeiro ou o médico faz a avaliação, solicita exame de exame, verifica o número de plaquetas, e dependendo do quadro clínico, encaminha o paciente para a sala de hidratação.

 

 “Os pacientes que chegarem às UBSs com suspeita de dengue serão atendidos pela equipe, que se perceber a necessidade de uma hidratação endovenosa, encaminha para essa sala”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Penna Rocha Franco.

O atendimento à população será prestado por equipes médicas e de enfermagem, situação já registrada na UPA, e a partir da próxima sexta-feira (6), no Centro de Fisioterapia.

A Secretaria de Saúde optou por montar as novas salas no local, e não na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paulista, na zona Norte, como informado em fevereiro, devido à localização central, facilitando o acesso dos munícipes. Caso seja necessário, uma nova sala será aberta em outra região da cidade.