A vacinação dos idosos com idades entre 85 e 89 anos começou agora a pouco em todas as unidades de saúde de Mogi Mirim. Muitas pessoas que não trabalharam nesta segunda-feira, 15, aproveitaram o dia de folga para levar seus pais e avós para serem imunizados.
Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aterrado, só nos primeiros trinta minutos de vacinação, 15 idosos já tinham sido vacinados. O Sr. Minas Sekseniam, de 88 anos, foi até a UBS acompanhado da neta, a médica Isabella Sekseniam que já foi imunizada e estava muito feliz com a chegada da vez do avô. “Ele estava muito ansioso, desde sexta-feira perguntando sobre a vacina”, comentou Isabella.
Também aos 88 anos, Aparecida de Jesus Tártaro, também fez questão de ser imunizada. “Tenho muita saudade dos meus netos e bisnetos. Agora, no próximo dia 29, vai fazer um ano que não vou à casa do meu filho. Então, esta vacina vai permitir que a gente volte a se encontrar, o que é muito bom”, comemorou Aparecida.
No total, 675 doses da Coronavac foram separadas para imunizar o grupo de idosos de 85 a 89 anos, em Mogi Mirim. A vacinação está ocorrendo em todas as UBSs do município de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Desta vez, não há necessidade de procurar as UBSs antes, para atualizar o cadastro do idoso e manifestar interesse pela vacina. Isso porque, o último lote de vacinas recebido pelo município é monodose, ou seja, cada frasco é destinado a um único idoso. Na semana retrasada (quando os idosos com 90 anos ou mais começaram a ser vacinados), essa manifestação de interesse era essencial para o agendamento, já que os frascos de vacina eram multidoses, ou seja, uma vez abertos precisavam ser aplicados dentro do prazo de 6 horas, em 10 pessoas.
Nesta etapa, basta que o idoso de 85 a 89 anos compareça à unidade de saúde mais próxima de sua residência, das 10h às 16h, com seus documentos (RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência), imediatamente, receberá a vacina. Caso os familiares queiram cadastrar o idoso no site https://vacinaja.sp.gov.br/ antes de comparecer à UBS, esta é uma alternativa para agilizar o atendimento, mas é um procedimento opcional.
Acamados
Vale ressaltar que todas as UBSs já estão recebendo cadastros de idosos acima de 60 anos que estão acamados. Neste caso, os familiares podem procurar a unidade de saúde para solicitar o recebimento da vacina, em casa. As equipes vão anotar nome, endereço e telefone do acamado para organizar uma agenda de vacinação para este grupo. Ainda não há uma data definida para iniciar a vacinação dos acamados, mas assim que novas doses chegarem ao município, os acamados estarão entre as prioridades.