Saúde  / Notícia

As ações na Secretaria de Saúde não param. Após o Outubro Rosa, voltado ao câncer de mama no mês de outubro, o Novembro Azul foca o público masculino. No dia 30, um sábado, a Pasta conscientizará sobre o câncer de próstata, campanha desenvolvida em todo o país e incentivada pelo Ministério da Saúde.

Ao longo de todo o dia, homens a partir de 50 anos poderão solicitar o exame de PSA, no caso, a coleta de sangue para o rastreamento de possíveis casos, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro Piteiras, das 8h às 17h. Homens com 45 anos, desde que tenham histórico de câncer de próstata na família, também estarão autorizados a solicitar o exame.

Paralelo ao Dia D, ao longo de todo o mês as enfermeiras das unidades de saúde também atenderão o público para o agendamento do exame. Intensificar a vacinação para os homens em todas as faixas etárias, como de tétano e sarampo, e oferecer testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C, seja durante o mês ou no dia 30, integram o calendário de ações. Estão previstas atividades de educação em saúde à comunidade nas UBSs ou em espaços corporativistas, com o tema “Prevenção às Doenças e Promoção para a Saúde do Homem”.

Sem necessidade

A Secretaria de Saúde destaca que, na campanha, existem grupos em que não existe a necessidade da realização do exame, caso de homens com idade inferior a 49 anos, sem histórico familiar da doença, pacientes já com acompanhamento por um médico urologista do Serviço Único de Saúde (SUS) ou particular, ou aqueles que tenham realizado o exame nos últimos 60 dias.

Sintomas

O câncer de próstata em estágio inicial, em sua maioria, não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no líquido seminal, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos. Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés completam os sinais.

A maioria dos problemas ocorre, em sua maioria, por outras condições clínicas, além do câncer de próstata, como por exemplo, o aumento da frequência urinária, frequentemente causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Números

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para o biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens; isso significa que cerca de 1 em 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

O risco aumenta com o avançar da idade e que no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. Ele ocorre principalmente em homens mais velhos.

Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

Foto: divulgação