Assistência Social  / Notícia

Mais de 200 pessoas se reuniram para discutir o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a proposta da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Clube Mogiano, nesta quarta-feira (13).

Compareceram na cerimônia de abertura o prefeito Carlos Nelson Bueno, a vice-prefeita, Drª. Lúcia Tenório, a secretária de Assistência Social, Leila Iazzetta, a presidente do Conselho, Rosa Maria Silva, secretários municipais e representantes de entidades sociais. Na ocasião, a fanfarra e o coral da Terceira Idade também se apresentaram.

O objetivo do encontro foi propiciar a reflexão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e a maneira como vem sendo realizada a gestão da garantia dos direitos dessa faixa etária.

Durante todo o dia, comitês do poder público e da social civil debateram os direitos fundamentais na elaboração de políticas públicas em subeixos de saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer.

A fim de fomentar essa discussão, a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social programou duas palestras. Os profissionais do Cebrap/Itaú, Luis Eduardo Mercês e Graziela Castelo abordaram a temática “Condicionantes de qualidade de vida no envelhecimento”, enquanto a psicóloga Denise Ribeiro Stort Bueno ministrou sobre “Os desafios do envelhecimento”.

“São questões fundamentais para a elaboração criteriosa e pertinente às políticas que atendam às necessidades da terceira idade. A efetivação desses direitos criará mecanismos que permitirão melhorias e qualidade nesta etapa da vida”, destacou a secretária da Pasta, Leila Iazzetta.

Na conferência também são eleitos quatro delegados, sendo dois do segmento idoso e mais dois de profissionais de área, seguindo orientação do CNDI (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa).