Educação  / Notícia

A parceria entre Secretaria de Educação, Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves e Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo, continua a render frutos para a formação média, técnica e universitária em Mogi Mirim. Com formação na rede pública, a educação do município vê o encaminhamento de alunos para as instituições de ensino, gratuitas e referências dentro do Centro Paula Souza.

Em coletiva de imprensa concedida na terça-feira (18), a secretária de Educação, Flávia Rossi, exaltou a união entre o Poder Público junto a Etec e Fatec. Em 2019, a importância do ensino médio e técnico foi reforçada em oficinas realizadas na Etec, onde alunos da rede pública municipal, através de visitadas guiadas, puderam conhecer as quatro áreas de formação da escola técnica e se inteirar tanto da estrutura como do conteúdo curricular.

“Os alunos conheceram a escola por meio de visitas em cada área, a Indústria, Gestão, Informática e Meio Ambiente. Foi muito positivo, porque se tornou uma forma de os participantes tirarem dúvidas junto com os alunos da nossa escola, ver o que são os cursos técnicos, e como podem empregá-los no mercado de trabalho”, celebrou o diretor da Etec, André Luiz dos Santos.

Para se ter uma ideia, 86 alunos da rede pública de Mogi Mirim, do ensino fundamental II foram aprovados no último vestibulinho e hoje fazem parte do quadro de cerca de 2 mil alunos da Etec.

“Isso mostra a importância do vínculo entre Educação e Etec e como isso faz a diferença na continuidade dos estudos. A Etec e a Fatec abrem as portas para a capacitação, e nada mais justo do que incentivar nossos alunos a trilhar esse caminho”, destacou Flávia Rossi.

AMS

E os bons resultados não param por ai. Fatec e Etec comemoram, além do Ensino Técnico Integrado ao Médio, a implantação de turmas de outras duas modalidades de cursos, o Novotec Integrado e os da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

Inspirada no modelo educacional P-Tech, a AMS fomenta o desenvolvimento de competências profissionais ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, combinando o conteúdo teórico da formação profissional com experiências práticas dentro de empresas.

O Vestibulinho para o primeiro semestre deste ano ofereceu 1.156 vagas para a AMS em mais de 20 municípios paulistas, entre eles Mogi Mirim. Nele, o aluno inicia os estudos na Etec, através do ensino médio e técnico, e automaticamente, assegura uma vaga universitária na Fatec, sem a necessidade de vestibular. Ou seja, em cinco anos, o aluno adquire formação média, superior e técnica. A Fatec vê sua primeira turma em curso, com 40 alunos, e prepara o lançamento de mais outra em 2021.

As primeiras turmas no Estado foram implantadas em parceria com a IBM, em Americana e na capital, e com a Volkswagen, em São Caetano do Sul. O ingresso ocorreu pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas, justamente a área oferecida pela Fatec de Mogi Mirim.

Com a oferta de vagas na área da Tecnologia da Informação em empresas de Mogi Mirim e região, a ideia é fazer com que de jovem aprendiz, o aluno trilhe caminho para a carreira profissional, passando pelo estágio e efetivação em empresas especializadas na área.

“A ideia é justamente essa, fomentar o estudo e formar o estudante para o mercado de trabalho. Hoje temos ex-alunos de Fatec e Etec que são professores, fazem Mestrado e Doutorado na USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Isso mostra a demanda de mercado e a importância na formação dos nossos alunos”, ressaltou o diretor da Fatec, André Giraldi.

Novotec

Já o Novotec, lançado em março de 2019, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa oferecer a alunos da rede pública que não estudam no período vespertino (tarde) uma nova ferramenta de aprendizado.

O candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. Na Fatec, a área escolhida foi Introdução à Robótica, com 20 alunos nesta segunda turma. A próxima será oferecida no segundo semestre.

A partir de março, a EE Prof. João Pessoa Maschietto irá oferecer o curso Gestão de Pequenas Empresas, em Mogi Guaçu.

Fotos: divulgação