A educação municipal é destaque na imprensa destinada a divulgação de projetos pedagógicos. Na quinta-feira (1), a Comunidade de Aprendizagem – órgão vinculado ao Instituto Natura – publicou uma extensa reportagem revelando a “Tertúlia Dialógica Pedagógica” como a estratégia para formação dos professores.
“No município de Mogi Mirim (SP), a Secretaria de Educação tem proposto, desde 2017, um tipo de formação baseado no diálogo igualitário entre professores e equipe diretiva, e na necessária interlocução entre a teoria e a prática docente”, define a publicação.
A iniciativa é realizada quinzenalmente com os coordenadores pedagógicos e mensalmente é destinada aos diretores de escolas, na Estação Educação. Nas reuniões são formalizadas as pautas para HTPC’s (Horário de Trabalhos Pedagógicos Coletivos).
“Então, em uma semana, o gestor escolar vivencia a tertúlia, enquanto participante do grupo. Na outra, ele modera a tertúlia na sua escola, durante a formação de professores. Foi neste movimento que conseguimos ampliar as tertúlias para a rede toda”, diagnostica a funcionária da Pasta, Ana Cristina Gazotto. A prática pedagógica é, atualmente, adotada nas 23 Emeb’s (Escolas Municipais de Educação Básica).
Os depoimentos de professores e diretoras apontam que, com a adoção das tertúlias, houve o aumento no índice de leituras dos alunos em relação aos clássicos da literatura.
Tertúlia Dialógica Pedagógica – o que é?
Na Tertúlia Dialógica Pedagógica educadores se reúnem para discutir obras clássicas da Educação e estudam conjuntamente exercitando o diálogo igualitário, onde impressões, opiniões e dúvidas são compartilhadas a partir das bases científicas estudadas, mas pautadas na prática e nos saberes de cada profissional.
Confira a matéria completa em http://www.comunidadedeaprendizagem.com/noticias/ver/em-mogi-mirim-tertulias-pedagogicas-sao-adotadas-c. Acesse!
Foto: divulgação (Comunidade de Aprendizagem)