Os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017 foram divulgados na segunda-feira (3) pelo governo federal. Os dados apresentados pelo Inep formam o principal indicador de qualidade da educação básica através do Saeb (provas de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).
Os indicadores são desejáveis por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do País. Sua importância consiste no diagnóstico e norteamento de ações focalizadas na melhoria do sistema educacional.
O objetivo está em detectar escolas ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência, além de monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos da rede municipal de ensino. Por esse motivo, cada unidade escolar tem seu próprio Ideb e metas estabelecidas até 2021.
Em Mogi Mirim, a rede Municipal de Ensino atingiu a meta projetada tanto nos anos iniciais do ensino fundamental como nos anos finais.
Anos Iniciais (5º Ano)
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Ideb 2015 |
Ideb 2017 |
Meta 2017 |
Brasil |
5,5 |
5,8 |
5,5 |
São Paulo |
6,4 |
6,6 |
6,3 |
Mogi Mirim |
5,8 |
6,6 |
6,6 |
Anos Finais (9° Ano)
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Ideb 2015 |
Ideb 2017 |
Meta 2017 |
Brasil |
4,5 |
4,7 |
5,0 |
São Paulo |
5,0 |
5,3 |
5,6 |
Mogi Mirim |
4,8 |
5,4 |
4,9 |
Em uma análise específica sobre a rede municipal, a etapa dos anos finais superou a meta proposta e já alcançaram a meta projetada para 2021. Considerando o desempenho das escolas municipais dos anos iniciais, o melhor desempenho foi constatado na EMEB Prof. “Nelson Neves de Souza” com nota 8,0.
Para a secretária da Pasta, Flávia Rossi, o segredo do “sucesso” da rede vem de um conjunto de ações da Educação, como nas condições de acompanhamento das atividades escolares, o apoio com formação continuada de qualidade, a garantia aos docentes em reservar 33% de sua carga horária (HTPI) para o preparo das aulas, a liberdade da escola em acolher uma série de medidas que visam garantir a aprendizagem dos alunos, o controle de frequência diário e uma equipe gestora e docentes comprometidos com o processo ensino-aprendizagem.