Educação  / Notícia

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Educação envolveu os alunos da rede municipal de ensino em excursões educativas até a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), localizada na rodovia Amador Jorge Siqueira Franco.

A ação educativa reflete o tema escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a campanha mundial em 2017: “Água residuais”.

“Esse é o eixo debatido e muito atual. É o assunto que está guiando a análise de especialistas e devemos compartilhá-lo com os estudantes, pois a coleta, o tratamento e reúso de águas residuais engloba a indústria, o comércio, as residências”, explicou a secretária da Pasta, Flávia Rossi.

Apesar de impróprias para o consumo, após tratamento, as águas residuais são os recursos hídricos que podem ser utilizados para variados fins. “Ela pode ser reaproveitadas em atividades que não exigem água potável, como sistemas de aquecimento e resfriamento”, destacou.

“Tratada, ela será relançada no rio. Então, pode utilizável para reúso, como por exemplo, na limpeza de vias, nas construções de prédios públicos”, complementou o presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Rodrigo Sernáglia.

Na aula laboratorial sobre a conscientização da importância e dos cuidados necessários com a água, os alunos acompanharam passo a passo as etapas do processo, desde quando a água chega na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) até o momento em que ela já possui as condições normativas para ser lançada no rio.

“Muitos alunos talvez ainda desconheciam esse ritual. É fundamental esse conhecimento, pois eles conseguirão observar a situação em que a água chega, como ela é tratada, fica novamente limpa para ser lançada no rio”, destacou a professora Cláudia Bridi. Ela monitorava o grupo de alunos do 5º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Vereadora Terezinha da Silva Oliveira, localizada na Zona Norte.

Estudantes da EMEB Prof. Dr. Geraldo Philomeno dentre outras escolas também participaram da aula experimental. “Foram dezenas de alunos beneficiados com o trabalho realizado na ETE, qual a importância da água, como é tratada e quais os cuidados que devem ser adquiridos para a manutenção da qualidade da água”, ressaltou Flávia.

ETE

Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto tem a capacidade para tratar 65% do esgoto. Até 2021, o município terá estrutura para aumentar esse percentual acima de 80%.

Desde a entrada da água na ETE até o escoamento para o rio Mogi Guaçu, a duração do tratamento é de 27 horas. Ela sai apta para a reutilização.

De acordo com a diretora técnica e representante da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Eliane de Almeida Flório, o reúso da água já é realidade no estado da Califórnia (EUA) e regiões da Espanha e Israel.

Dia Mundial da Água

A data mundial para pensar a questão da água foi indicada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) realizada no Brasil.

Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos