Educação  / Notícia

Cerca de 500 pessoas, entre equipes gestoras, educadores e professores da rede pública municipal, além de convidados das organizações da sociedade civil e representantes da Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim, acompanharam, na noite da última quarta-feira (12), na sede social do Clube Mogiano, a palestra do pedagogo Lino de Macedo, membro da Academia Paulista de Psicologia e professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (USP).

 

Durante quase duas horas de palestra, com o tema “Concepção do Direito de Aprender”, Lino levou aos presentes ferramentas para pensar, problematizar e discutir temas educacionais, ressaltando a importância das equipes gestoras, educadores e professores na formação dentro da educação infantil. O profissional ressaltou a necessidade de atualização em relação aos estudos e a maneira na transmissão da informação em um mundo cada vez mais digital e o que os educadores podem promover a seu favor enquanto pessoas e profissionais.

 

Ele também destacou o âmbito do direito, responsabilidade e compromisso na área educacional, reforçando o papel de cada profissional, e problematizando a respeito das culturas digitais e textual. “É a escola que pensa o futuro do mundo hoje em dia, que está comprometida no desenvolvimento de habilidades e competências”, pontuou.

 

Mecanismos para o desenvolvimento de professores e gestores no que diz respeito a forma de atuação na unidade escolar foram levados ao público, de modo a causar reflexão e incentivar os profissionais.

 

O evento contou com a participação e abertura da secretária de Educação, Flávia Rossi e do chefe de Gabinete, Guto Urbini, representante do prefeito Carlos Nelson Bueno, além do secretário de Relações Institucionais, Beto Amorim.

 

O currículo

 

Lino de Macedo é professor titular na área de Psicologia do Desenvolvimento e doutor em Psicologia pela USP, tornando-se, ao longo da carreira, um dos maiores estudiosos na Teoria de Piaget no Brasil, baseado na psicologia de aprendizagem, cujo principal representante foi o pesquisador Jean Piaget. Seu objetivo era estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.

 

Lino coordena o Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, e várias de suas publicações são referência para educadores e psicólogos. Ele é diretor da coleção “Psicologia e Educação”, editada pela Casa do Psicólogo e especialista na teoria de Piaget aplicada à Psicologia ou Educação.

 

Tem como atual programa de pesquisa, no Laboratório de Psicopedagogia, o uso educacional de jogos em uma visão construtivista. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget.