Bambolês, corrida do saco, telefone sem fio, jogo das argolas, pinturas faciais, pé de lata, carrinhos de rolimã, fazendinha. Enfim, diversas brincadeiras de rua do projeto “Na Rua da Júlia” e bem populares até alguns anos atrás se tornaram a referência única para dezenas de crianças e pais que compareçam ao evento de reabertura da Brinquedoteca Municipal “Eugênio Scomparim” no último sábado (27).
Na ocasião, também houve a participação do TG 02-023, bem como de alunos do ICA e da Etec Pedro Ferreira Alves. Todos levaram entretenimento à população como as fanfarras, desfiles, pernas de pau na rua Coronel Guedes que no período entre as 9h00 e meio dia foi fechada ao trânsito. Na via mesmo houve ainda a distribuição de pipocas e algodão-doce.
“Foi o momento de rememorarmos antigas brincadeiras e brinquedos que faziam parte do universo infantil e que, atualmente, podemos utilizar de maneira pedagógica, a fim de que possamos contribuir com a socialização, a aprendizagem e cidadania”, destacou a secretária de Educação, Flávia Rossi.
Brincadeiras à parte, as crianças estavam bem ansiosas pela reabertura da Brinquedoteca. E a hora chegou. A partir das 10h30, o espaço lotou. As crianças se dispersaram pelos diversos setores abrigados pela Brinquedoteca e que foram, recentemente, reformados e reformulados.
A sensação de encanto das crianças já iniciou bem no espaço central do prédio. No local, há uma réplica da praça central do município, com miniaturas da igreja matriz e do coreto, ladeado por estandes infantis de padaria, farmácia, hospital e até mesmo a Prefeitura. Por toda a área verde e o comércio há uma avenida com faixas de segurança e placas de trânsito por onde as crianças circulam dirigindo os veículos. “É uma área apta para a aprendizagem de direitos e deveres dos cidadãos”, enfatizou.
Ao lado há também área para jogos como os virtuais e tênis de mesa, pebolim, basquete. A garotada também lotou o espaço destinado a leitura e contação de histórias. Outro setor bem visado também foi o parquinho. Os pula-pula de bolinhas, túnel com barreiras infláveis e escorregador foram bem disputados. Diversas princesas desfilavam entre o público ao som de músicas infantis como Frozen. O público infantil se divertiu ainda no cinema, no estande para pinturas e criatividade, no espaço de dança, dentre outros.
O prefeito Carlos Nelson, secretários municipais e vereadores também participaram do evento organizado pela Secretaria de Educação.
O espaço será utilizado inicialmente por alunos da rede municipal inscritos no Projeto Ser – responsável pela educação integral. A Secretaria de Educação abrirá mensalmente, em um sábado, para que todas as crianças do município tenham acesso aos recursos e a estrutura da Brinquedoteca.
Antes
Ainda no final de fevereiro a Secretaria de Educação autorizou a reforma da Brinquedoteca. De acordo com os técnicos de engenharia, foram observados infiltrações, pintura defasada, problemas de fiação elétrica, mofo, problemas nos banheiros, destelhamento. “Quando chovia, era necessários recorrermos aos baldes para que a água não se alastrasse em meio aos brinquedos”, declarou.
Foram realizados os serviços de manutenção, instalação, reparos, consertos e limpeza.