Educação  / Notícia

Na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental foram avaliados em duas disciplinas curriculares: Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação foi instituída pela Secretaria de Educação para diagnosticar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes matriculados nas 20 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica). “Análises elaboradas pela própria Secretaria apontou que devemos organizar o acompanhamento avaliatório dentro de prazos bimestrais. A melhoria contínua na aprendizagem é nossa prioridade”, explicou a secretária da Pasta, Flávia Rossi.

Ela destacou que o objetivo é coletar informações sobre a qualidade da escolaridade básica, já que a avaliação do desempenho dos alunos contribui para definir a política educacional e indicar os rumos a serem implementados no sistema de ensino.

As questões foram elaboradas em conjunto com o programa estadual “Ler e Escrever” observando os conteúdos previstos para cada ano e atendendo aos requisitos necessários a aprendizagem quanto a leitura, a escrita, a compreensão de textos e a aplicação de exatas.

O diagnóstico obtido com a avaliação será compartilhado com as equipes gestora e pedagógica das unidades escolares. A partir do levantamento destes dados os professores poderão rever suas práticas e traçar estratégias para o aperfeiçoamento do ensino, a partir das prioridades e necessidades identificadas em cada grau de ensino.

Participaram da avaliação alunos das EMEBs “Profª Ana Isabel da Costa Ferreira”, “Profº Altair Rosa Corsi Costa”, “Profº Alfredo Bérgamo”, “Profº Geraldo Alves Pinheiro”, “Profº Bráulio José Valentim”, “Vereadora Terezinha da Silva Oliveira”, “Profª Edna Fávero Choqueta”, “Profª Helena dos Santos Alves”, “Prof. Dr. Geraldo Philomeno”, “Dona Sinhazinha”, “Francisco Piccolomini”, “Prefeito Adib Chaib”, “Profº Jorge Bertolaso Stella”, “Profª Cleusa Marilene Vieira de Mello”, “Prof. Humberto Brasi”, “Profª Maria Nilsen de Oliveira Leite”, “Prof Nelson Neves de Souza” e “Profª Regina Maria Tucci de Campos”.

Através de convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o município também é integra o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), cujos resultados são incorporados no cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).