Desde a sexta-feira (3) a secretária de Educação, Flávia Rossi, iniciou as visitas as escolas municipais e Cempis (Centro de Educação Municipal da Primeira Infância). Acompanhada por técnicos, há a vistoria nos prédios para a elaboração de documentos comprobatórios da situação apresentada pelas unidades escolares. “Serve também para evidenciarmos a necessidade de termos de realizar reparos para o início das aulas”, explanou Flávia.
Além dessa condição, a visita se torna essencial devido ao fato de as escolas estarem fechadas por quase dois meses. Os servidores da Pasta obtiveram o benefício de um recesso por quase 30 dias (19/dez a 13/jan). Após esse período houve a concessão das férias regulamentares. Isto é, os funcionários retornarão para as escolas na próxima quarta-feira (15).
“Nesse período, mesmo com a ausência dos servidores, estamos vistoriando as EMEBs e Cempis, pois, dia 20, as aulas retornam e é nosso desejo apresentar um ambiente agradável para o convívio entre equipe diretiva, professores e alunos”, explicou.
Cronograma
Coordenando um aglomerado com 20 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), além do Cemaae (Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado) e Cempis (Centro de Educação Municipal da Primeira Infância) distribuídos em todas as regiões do município, ela elaborou um detalhado cronograma. “Estamos fazendo uma análise criteriosa das condições que estamos encontrando em cada escola. Isso é necessário, pois mediante a situação deparada, precisaremos dispender várias frentes de trabalho”, destacou.
Esse cuidado é referente as necessidades quanto as boas condições das escolas no decorrer do ano letivo como “luminosidade e ventilação nas salas de aulas, pátio e corredores livres para trânsito dos alunos e professores, cozinha apropriada para o manuseio de alimentos, parques e área externa limpa com os serviços de roçagem e capinagem, ausência de infiltrações ou de telhas mal colocadas favorecendo a criação de poças d’água durante as chuvas”, detalhou “Queremos organizar essa situação e proporcionar um local condizente para a aprendizagem das crianças”.
As verificações técnicas já foram realizadas nas EMEBs Prof. Jorge Bertolaso Stella, no Parque do Estado II; Pref. Adib Chaib, no Jardim Planalto; Prof. Bráulio José Valentim, em Martim Francisco, além do Cemaee Rachel Ramazzini Mariotoni, no bairro Saúde e também nos Cempis localizados no Linda Chaib, Jardim Planalto e Martim Francisco, dentre outras unidades.