A dengue não é só uma questão do setor de saúde. A Prefeitura tem envolvido todas as áreas da administração para tratar do assunto e definir soluções conjuntas. Nesta sexta-feira (6), no Gabinete, foi realizada mais uma reunião da Sala de Situação de Arbovirose, equipe montada com representantes de todas as secretarias para monitoramento do vírus em Mogi Mirim.
Com 700 casos confirmados, a situação local é de excepcional emergência. Os casos, antes com maior concentração na zona Norte da cidade, agora são notificados com alta frequência nas demais regiões. Visando à contenção do avanço, foi anunciado a realização de um mutirão contra a dengue para o dia 14 de março na Zona Leste da cidade, o primeiro na área em 2020.
Nessa ação, o objetivo é eliminar criadouros do mosquito, com agentes de saúde entrando nas residências para instruir os cidadãos e verificar focos de criação.
Além dessa medida, foi apresentado o plano de nebulização veicular. Esse modelo de aplicação do veneno, onde se utiliza veículos para borrifação, tem efeitos diferentes da nebulização manual, pois mata o mosquito já na fase adulta.
Conforme explicou a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Franco, é preciso executar ainda alguns ajustes para a operação, como definições de data e recursos humanos. Entretanto, já se sabe que o ato ocorrerá na Zona Norte e terá veneno cedido pelo SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), não havendo necessidade no momento de compra do material.
A estrutura de combate à dengue se fortalece também com a inauguração de duas novas salas de hidratação no Centro de Fisioterapia Dr. Florentino José Miranda, ao lado do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Adib Chaib, Vila São José. Os novos ambientes se somam à sala de hidratação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas.
O encaminhamento aos espaços se dá após atendimento e indicação das UBSs (Unidade Básica de Saúde). Com atendimento de equipes médicas e de enfermagem e a aplicação de hidratação endovenosa, as salas funcionarão das 7h às 19h.