Educação  / Notícia

A conservação do ambiente é ponto fundamental para que a estrutura de uma unidade escolar garanta para as equipes gestora, de apoio e funcionários um espaço onde o bem-estar prevaleça ao longo das atividades do dia a dia. Com o recurso do Programa de Apoio Financeiro Escolar (PAFE), unidades educacionais de Mogi Mirim vêm garantindo melhorias nas mais diversas formas e tamanhos, divididos por etapas, e que respeitam as diretrizes estabelecidas pelo programa, criado em 2017.

Mais uma etapa deste processo pode ser vista na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Humberto Brasi, localizada no Jardim Paulista, zona Norte da cidade, e que atende 339 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. De 2019 para cá uma série de benfeitorias foram realizadas, em serviços considerados essenciais e tratados em uma escala de prioridades.

O processo de melhorias contou com a organização não apenas da direção da unidade, mas também com o apoio de professores e até pais de alunos, envolvidos no propósito de ofertar uma estrutura escolar de mais qualidade.

O que mudou?

Na Humberto Brasi, os recursos garantiram a reforma do portão de saída dos alunos, que recebeu reforço estrutural, pintura e manutenção da cobertura, levando melhor aparência ao local. Houve a higienização dos aparelhos de ar-condicionado da sala de informática e a troca de filtros dos bebedouros.

As melhorias se estenderam para os banheiros feminino e masculino dos alunos, com instalação de novos pisos, revestimento e vasos sanitários. A manutenção contemplou ainda os banheiros dos professores. O telhado passou por uma limpeza geral e as calhas e a lage acabaram recuperadas.

Infiltrações nas paredes de salas de aula foram corrigidas, pondo fim a um dos principais problemas estruturais da escola. Todas receberam pintura. A 1º etapa de melhoria do muro da unidade também foi colocada em prática com a verba do programa financeiro. Quadro de avisos instalados em determinados pontos da unidade tiveram manutenção, tudo para facilitar a comunicação entre direção, professores e alunos.

O objetivo do PAFE é propiciar mais liberdade aos gestores das escolas municipais e Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (CEMPIs), com enfoque voltado para a melhoria na estrutura e no bem-estar de alunos, equipes gestoras e de apoio da Secretaria de Educação.

Fotos: divulgação