Educação  / Notícia

Com o objetivo de alertar sobre as hepatites virais e suas formas de transmissão, a Secretaria de Saúde promoveu, na tarde desta segunda-feira (29), o encontro “Julho Amarelo no Salão de Beleza”. Com tema relacionado às práticas seguras no ambiente de trabalho, mais de 150 profissionais atuantes em estabelecimentos no ramo da beleza, como manicures, esteticistas, cabeleireiros, barbeiros, entre outros, participaram, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação, da palestra com o infectologista da rede municipal de saúde, Dr. João Paulo Grecco. Na ocasião, funcionários do posto volante da Vigilância em Saúde também aplicaram a vacina contra a hepatite em benefício de 14 participantes.

O evento contou com a participação da secretária de Saúde, Flávia Rossi, da coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Penna Rocha Franco, e profissionais ligados à Pasta. Buscando prevenir tanto o profissional quanto os clientes, a oportunidade serviu para que o infectologista orientasse os presentes sobre sintomas, formas de prevenção e tratamento relacionadas às hepatites B, C e a Aids, doenças ligadas a má utilização de materiais aproveitados no dia a dia de trabalho.

Técnicas de manuseio, limpeza e cuidado com os instrumentos de beleza foram levadas ao público, bem como a importância da prevenção contra a hepatite. O infectologista expôs também os erros na execução nos procedimentos estéticos podem colaborar para o surgimento de doenças. Lavar as mãos com água e sabão líquido por, no mínimo, 40 a 60 segundos, antes e depois de atender cada cliente, o uso de luvas e materiais descartáveis, além de toalhas individuais e esterilização dos instrumentos em autoclaves e estufas fizeram parte do conteúdo.

“Quando falamos sobre a hepatite, parece que passamos muito longe dela. Precisamos ter essa educação de se preocupar com a nossa saúde e fazer os exames por completo. Além de cuidarmos das outras pessoas (clientes), é hora de cuidar de vocês também, ter atenção com a segurança, o zelo de cada um”, alertou Flávia Rossi.

Dados da Vigilância em Saúde apontam que o município contabiliza, nos últimos anos, 180 casos confirmados da hepatite, quatro registrados em 2019, e outros 450 pacientes em acompanhamento pela Hepatite C. Em 2019, foram confirmados 16 novos casos.

“Quando de maneira insegura, os procedimentos estéticos podem levar a graves doenças. Cuidados básicos são importantes para evitar imprevistos e garantir uma boa condição de saúde, destacou João Paulo Grecco.

Testes rápidos

Paralelo ao encontro, a Secretaria de Saúde também ofertou na Estação Educação o teste rápido contra a doença, ação que se repetirá na noite da próxima quarta-feira (31) na Feira Livre, realizada no Espaço Cidadão, entre 17h e 21h. Os testes são gratuitos