Diretoras, coordenadoras e técnicas de secretarias de Educação de seis municípios participaram, na quinta-feira (29), no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação, de mais um Encontro Regional de Comunidade Aprendizagem do Polo Noroeste Paulista, projeto desenvolvido em Mogi Mirim, e que na região conta com as cidades de Mogi Guaçu, Amparo, Mococa, Pedreira e Socorro. Criado na Europa e trazido ao Brasil pelo Instituto Natura, está presente em 600 escolas municipais e estaduais de todo o país, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Acre e Maranhão.
O evento contou com a presença da formadora do Comunidade Aprendizagem, Joana Gonçalves Grembecki. Ao longo de todo o dia, os representantes das escolas municipais trabalharam atividades relacionadas ao projeto, expuseram trabalhos realizados em cada unidade escolar e puderam acompanhar a palestra da pedagoga e psicopedagoga Mércia Falcini, com mais de 30 anos de experiência em gestão escolar.
Com o tema “A gestão escolar e o desenvolvimento das competências socioemocionais: ação, reflexão e ação”, levou ao público a importância de uma gestão escolar voltada para o desempenho de aprendizagem dos alunos, através de competências socioemocionais.
As dificuldades na área e o que é necessário para enfrentar o atual cenário da educação brasileira foram enfatizados pela palestrante, que ressaltou ainda o propósito da escola no mundo pós-moderno.
No período da tarde, coordenadoras, diretoras e técnicas das secretarias experimentaram uma das ações do projeto, a Tertúlia Dialógica. A partir da apresentação de músicos da Banda Lyra Mojimiriana, no palco principal do Salão Vermelho, as profissionais debateram o papel da música no processo educacional, trocaram experiências e contextualizaram sobre a construção coletiva da música perante à sociedade e seu poder de influência no ser-humano.
O que é o Comunidade Aprendizagem?
O Comunidade Aprendizagem teve início após uma pesquisa elaborada pela União Europeia, e colocada em prática pela Universidade de Barcelona, na Espanha. O projeto consiste em uma proposta de transformação educacional buscando melhorar a aprendizagem e a convivência da sociedade e todos os estudantes. Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica e em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito, o projeto leva práticas comprovadamente eficazes para a sala de aula e para a gestão escolar.
O foco é melhorar a convivência e a aprendizagem dos alunos com o apoio de toda a comunidade. “Acreditamos que esse é o caminho, fazer com que o professor possa contar com os pais dentro de uma sala de aula, para ajudar a fazer uma dinâmica que entenda ser importante. Isso aproxima os pais de como as crianças aprendem, valoriza o professor, dá valor à escola, agrega para a Educação. O objetivo é que o aluno aprenda e realize o sonho de ser quem ele quiser”, frisou Joana Gonçalves, formadora do projeto.