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De um lado, o Parque Sonoro, composto por materiais de sucata responsáveis pelo surgimento de brinquedos a partir de tampas de panela, colheres de pau, tampinhas, garrafas plásticas, galões de água e até milho, arroz e feijão. De outro, o chamado Parque de Pneus, onde por meio do artefato circular os tradicionais brinquedos de fábrica deram lugar a peças inusitadas e uma área verde ganhou vida através da brincadeira.

Os dois espaços fazem parte da estrutura física encontrada no Centro Municipal Educacional de Primeira Infância (CEMPI) Pedagoga Géssia Cristina Cruz Mazon, localizada no Jardim Paulista, na zona Norte. Ali, a equipe pedagógica da unidade desenvolveu ambientes capazes de colaborar para o desenvolvimento e formação de 178 bebês e crianças de 0 a 3 anos.

A iniciativa teve como ponto de partida a formação institucional do programa “Formar em Rede”, desenvolvido em todas os 13 CEMPIs, em parceria com o Instituto Avisa Lá e apoiado pela Sogefi Group. O foco da formação, iniciado em maio e com duração de um ano é o de trabalhar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas por meio da brincadeira e da interação.

As equipes observaram atentamente os ambientes da escola e refletir sobre sua organização, explorando toda a área e identificando espaços onde o brincar era pouco valorizado. Refletir coletivamente sobre o espaço fez as equipes pensarem quais concepções de infância e educação estavam evidentes nos ambientes e de que maneira a organização proposta pelas educadoras apoiavam o desenvolvimento das crianças.

Os parques

No Parque Sonoro a proposta foi aliar música e brincadeira ao aprendizado, através de instrumentos sonoros elaborados via materiais de sucata. Até redes de laranja com arroz, feijão e milho serviram como ferramenta de trabalho, dando origem a chocalhos. O restante da estrutura contempla tampas de colher, garrafas plásticas e até as caixas de papelão em forma de carrinho. A elaboração ficou por conta da professora Kelita e das educadoras Livia e Sibeli.

O Parque de Pneus também surgiu dentro das capacitações oferecidas às educadoras. Promover mudanças em ambientes da estrutura escolar que incentivassem o aprendizado foram colocadas em prática pela professora Kátia e as educadoras Sônia, Márcia e Suzana.

Através da gangorra formada por pneus, a área verde ganhou forma, se expandiu e virou o xodó das crianças. Hoje abriga um tanque de areia, bancadas e cadeiras que simulam uma cozinha, com direito a utensílios para o preparo dos alimentos e uma casinha. Pneus servem como estrutura para carrinhos, com direito até a um volante, alegrando o ambiente e divertindo o dia a dia das crianças.

Todas ainda têm à disposição um pé de amora, na média de altura de cada uma delas, onde colhem a fruta já madura, além de uma parede ao ar livre que serve como uma lousa. Ali, desenhos, rabiscos e qualquer tipo de traço ganham destaque e trabalham a imaginação das crianças.

Fotos: divulgação