Saúde  / Notícia

Diante da pandemia do coronavírus, institutos de tecnologia mundo afora correm atrás de soluções para o problema e, em Mogi Mirim, não é diferente. A Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo e a Escola Técnica (Etec) Pedro Ferreira Alves estão compromissadas com a causa e elaboraram modelo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para auxiliar operadores médicos em suas atividades.

Nas gestões das unidades de ensino, que são referência em toda a Região, é incentivada a capacidade criativa do aluno junto ao manuseio de modernos instrumentos industriais, a fim de formular avanços tecnológicos e científicos que beneficiem a sociedade.

Desse intuito, na Fatec, partiu dos estudantes dos estudantes João Paulo de Arruda e Rhayan Wesguerber a iniciativa aliar educação com progresso. Através de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em Mecatrônica Industrial, desenvolveram uma impressora 3D, aparelho capaz de produzir qualquer objeto por meio de projeção virtual tridimensional. 

Através da criação, os jovens decidiram utilizar a máquina para confeccionar máscaras de proteção facial, um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) mais fundamentais aos operadores médicos. Com apoio da empresa Balestro e Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), mediante cessão de matéria-prima e assistência técnico-logística, estão sendo produzidas 15 máscaras semanalmente.

Os itens foram destinados ao setor de saúde de Mogi Mirim e a intenção da faculdade é continuar abastecendo a área médica. Segundo o diretor da Fatec, André Giraldi, busca-se a ampliação da capacidade da impressora 3D. “É uma tecnologia moderna e naturalmente custosa e, para conseguirmos mais produtividade, contamos com o apoio de nosso parceiros e estudantes”, destacou o diretor.

Localizada ao lado da Fatec, outra instituição de ensino de prestígio em Mogi Mirim também toma a dianteira nos avanços tecnológicos a favor da população. A Escola Técnica (Etec) Pedro Ferreira Alves, através de seu Fab Lab, uma oficina criativa de fabricação digital, implementa a formatação de máscaras de proteção.

Com estudos e testagens, foram produzidas as primeiras máscaras com viseiras em folhas de acetato. Os itens iniciais foram destinados a pais de alunos que atuam no ramo da saúde.

Agora, a ETEC prepara uma nova leva de 35 itens que será entregue à Santa Casa de Mogi Mirim. O diretor da Etec, André Luiz, ressaltou o empenho dos alunos e da instituição em fazer a diferença. “A Etec sabe de suas qualidades e busca sempre melhorar a vida em sociedade através da educação”, finalizou André.