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Incentivar a conscientização, importância e o papel das Línguas Indígenas foi a proposta colocada em prática pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge Bertolaso Stella, no Parque do Estado II, durante a 15ª edição da Feira Técnico-Científico Cultural “Aluno Curioso”.

Realizada na quinta-feira (7), a feira, uma tradição na escola, mostrou de forma didática a história, tradições, costumes e modo de vida dos índios, em consonância às celebrações do Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2019.

Alunos da Educação Infantil ao 9ª ano do Ensino Fundamental, auxiliados pelas equipes pedagógica e gestora da unidade, apresentaram em salas de aula trabalhos relacionados à cultura indígena. Nos ambientes, cenários que retratavam a caça, pesca, alimentação, dados históricos, arte, etnias, notícias veiculadas na mídia e toda a cultura dos índios. Uma das atrações era a interatividade entre professores, alunos e visitantes. Toda foto clicada pelo público era postada instantaneamente no site da escola, em ação idealizada pelo professor de Informática, Luiz Meira, com o auxílio dos alunos o 9º ano.

O desenvolvimento da tecnologia e a visão de como o índio enxerga o homem branco, e vice-versa, também fizeram parte das apresentações, conferidas pelo público ao longo de todo o dia.

“Todo aluno, toda criança é curiosa, temos que despertar isso neles. Neste momento eles são os protagonistas, inspiram, montam os trabalhos e fazem acontecer, mostrando aos visitantes tudo que desenvolveram no ano. Temos muitas línguas, mas estão morrendo, e quando isso acontece, morre uma cultura, uma história. A luta da Unesco é essa e estamos sendo parceiros nessa causa”, ressaltou a diretora da Jorge Bertolaso, Doralice dos Santos Scafi.

A escolha do tema teve relação direta com ações desenvolvidas junto a etnias indígenas na unidade este ano. Em maio, um congresso realizado na cidade de Estiva Gerbi reuniu tribos de diversas regiões do país, contribuindo para o conteúdo trabalhado nesta edição.

Fotos: divulgação