Em megaoperação de combate ao coronavírus na sexta-feira (24), as equipes de fiscalização da Prefeitura, compostas por integrantes da Vigilância em Saúde, Guarda Civil Municipal (GCM) e Central de Fiscalização, deram continuidade às atividades de monitoramento e retornaram aos estabelecimentos notificados em fases anteriores para conferir se as normas transmitidas estavam, de fato, sendo cumpridas.
Foram visitados 30 mercados pela cidade, tanto no Centro quanto nos bairros. Todos os estabelecimentos que receberam solicitação prévia de adequação efetuaram os ajustes necessários e, hoje, estão regulares para funcionamento.
Dentre as medidas exigidas aos mercados estão o oferecimento de álcool em gel a colaboradores e clientes, higienização de materiais de uso coletivo (como cestos, carrinhos e esteiras), distanciamento delimitado nas filas e entrada escalonada ao recinto.
Conforme estipula o Decreto Municipal 8.107 assinado pelo Prefeito Carlos Nelson Bueno, é também recomendado o uso de máscaras, tanto a clientes quanto a funcionários, haja visto que o acessório é tido como fundamental na contenção da disseminação da covid-19.
Além dos mercados, outros estabelecimentos com permissão a funcionamento, como bancos, lotéricas e lojas que ofereçam bens e serviços através de delivery e pronta-entrega, também foram monitorados e receberam indicações das medidas que devem ser seguidas.
Ainda no rol de ações de fiscalização e orientação, as equipes atuam para dispersar aglomerações em regiões de grande fluxo de pessoas, como o Complexo Lavapés e Centro da cidade. Nesta semana, as ações contarão também com distribuição de máscaras e panfletos instrutivos sobre a importância do uso do material.