Saúde  / Notícia

Dentre as mais diversas ações efetuadas pela Prefeitura no combate à Covid-19, uma das linhas de atuação tem sido o reforço da fiscalização. Na noite da última sexta-feira (26), a equipe de fiscalização autuou dois estabelecimentos por consumo de alimentos e bebidas após às 20h.

Já no sábado de manhã, as equipes fiscalizaram as redes de supermercados, onde constataram controle de acesso, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

O objetivo é evitar o aumento de casos e, consequentemente, um possível fechamento geral (lockdown). Comércios que forem flagrados descumprindo o Plano São Paulo, poderão ser punidos com multa ou até mesmo a perda do alvará.

Apesar da fiscalização mais intensa, a Prefeitura se preocupa e entende a importância da continuidade do funcionamento dos bares e restaurantes que trabalham no período noturno. Para não inviabilizar o trabalho e a renda desta categoria, a Prefeitura seguirá permitindo o serviço de delivery liberado sem restrição de horário, uma vez que o único objetivo é não permitir aglomerações e aumento de transmissão do vírus.

A fiscalização também está atenta a eventos e festas clandestinas. Todas as denúncias estão sendo averiguadas e uma vez constatadas irregularidades, a Guarda Civil Municipal (GCM) aplicará a multa ao proprietário do imóvel de acordo com a quantidade de pessoas encontradas no local. Segundo as autoridades sanitárias, a aglomeração é um dos principais fatores de proliferação do novo coronavírus.

Denúncias

Para denúncias referentes ao funcionamento irregular de estabelecimentos e de aglomerações, é possível ligar na GCM pelos telefones 153, 3805-3686 e 3806-3193 e na Central de Fiscalização através do telefone 3814-1050. As fiscalizações serão mantidas enquanto as regras sanitárias permanecerem em vigor.

Fotos: divulgação