Nesta sexta-feira (17), as ações de fiscalização foram intensificadas pela cidade. Equipes integradas por membros da Central de Fiscalização, Vigilância em Saúde e Guarda Civil Municipal realizaram vistorias a estabelecimentos, dispersaram aglomerações e orientaram a população sobre a importância do isolamento social.
O Centro recebeu atenção pelo maior fluxo de pessoas na localidade e a grande presença de estabelecimentos comerciais. Viaturas da Guarda Civil Municipal, acompanhadas de carro de som, rondavam pelas imediações verificando a movimentação.
Monitoramento da movimentação também foi feito através do uso de drone. O aparelho, controlado por guardas municipais, sobrevoou a região identificando pontos de aglomeração. A Secretaria de Segurança Pública tem desenvolvido uma linha de trabalho que investe no uso de tecnologias para realizar trabalhos de patrulhamento e garantir a proteção.
Pessoas reunidas em número alto nas ruas foram abordadas pelos fiscais, que instruíam a respeito da importância do isolamento social e os riscos do contato neste período de pandemia.
A ação dessa sexta-feira se soma a outras realizadas ao longo da semana, que efetuaram notificações a mercados, bancos e lotéricas, a fim de que adequassem seus atendimentos para prestar serviços de acordo às regras de saúde, como disponibilização de álcool em gel a clientes e uso de máscaras pelos colaboradores.
As ações de fiscalização e fechamento de comércios não essenciais são decorrentes de determinação do governo estadual a que o município se submete e cumpre. A continuação da quarentena é medida importante para evitar a disseminação do coronavírus e preservar o sistema de saúde público.