Mais de 150 docentes de educação infantil e integrantes das equipes gestoras de 18 EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) participaram de capacitação organizada pela Secretaria de Educação em quatro encontros nos dias 7 e 8.
Reunidos na Estação Educação, a abordagem pedagógica se concentrou no “Desafio da qualidade na Educação: reflexões em torno da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”. A formadora Karina Rezek, que já atuou no Ministério da Educação e nos Institutos Avisa Lá e Natura, ministrou no evento educacional.
A BNCC consiste na diretriz normativa para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e ensino fundamental.
A matriz curricular também elenca dois eixos estruturantes no processo de aprendizagem: o brincar e a interação e reconhece a importância da criança na educação infantil como protagonista, isto é, no centro do processo de ensino e aprendizagem, além de destacar seis direitos de aprendizagem, sendo eles: explorar, participar, brincar, conviver, expressar e conhecer-se.
“O trabalho da escola deverá garantir esses direitos por meio dos campos de xxperiências, que nada mais são do que proporcionar vivências e interações entre as crianças, com a cultura local e com os saberes que cada um traz, construindo e ampliando os conhecimentos”, destacou a secretária de Educação, Flávia Rossi.
Durante o ano, a Secretaria de Educação proporcionará outras formações sob a mesma temática, favorecendo assim, a troca de conhecimentos entre os professores e gestores para posterior construção do currículo municipal da Educação Infantil, a partir da BNCC.
Fotos: divulgação