As ações preventivas de segurança realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal) prosseguem.
Na sexta-feira (14) foram apreendidos vários carretéis de linhas com cerol durante a “Operação Cerol” nos bairros Maria Beatriz e Parque Real, na zona Sul e no Jardim Silvânia, na região Norte.
Na ocasião, os guardas municipais advertiram os responsáveis quanto as penalidades constadas na legislação – multa de R$ 3.500,00; além de reforçar que a atitude inconsequente pode acarretar em danos físicos às vítimas.
“Nosso objetivo é coibir essas atividades, pois a utilização de cerol se torna perigosa em uma atividade que deveria ser destinada apenas à diversão e ao lazer, mas que parece se transformar em uma competição desenfreada”, explicou o comandante da GCM, Paulo Moraes. “Essas ações têm o nosso amparo para o resguardo da segurança para a população”.
No decorrer da semana haverá mais rondas ostensivas e os agentes de segurança já estão instruídos para realizar a “Operação Cerol”. “Vamos agir em todas as regiões da cidade”, concluiu.
Perigo
O cerol é uma substância bastante perigosa, pois pode provocar vítimas, principalmente motociclistas e ciclistas durante o período de férias escolares, quando crianças e adolescentes e até mesmo adultos soltam pipas e papagaios.
O material é capaz de provocar lesões, mutilações e, pior, pode causar a morte em decorrência de irresponsabilidade e negligência de pessoas que alegam o intuito apenas de diversão e brincadeira.
A legislação vigente proíbe a industrialização, a comercialização, o transporte, a distribuição e o uso de pipas contendo o cerol.