A Secretaria de Educação de Mogi Mirim tem desenvolvido ações que garantam o direito dos alunos de acesso à escola próxima de sua residência, assim como estabelecendo critérios transparentes para a oferta das vagas no contraturno escolar. Em julho de 2018, foi realizado um estudo de demanda para organização da rede física das escolas, alocando os alunos de Infantil 4, 1º e 6º anos nas escolas mais próximas a suas residências, conforme o georreferenciamento.
Realizada essa primeira ação, iniciaram-se ações que envolvem as vagas destinadas ao contraturno escolar com transparência do processo e garantindo a inscrição e entrevista, para as vagas de período integral. A primeira fase de inscrições e entrevistas ocorreu de 17/09 a 10/10 ainda em 2018. Após as entrevistas com os pais ou responsáveis, realizada pelo Serviço Social de Educação, no dia 15 de dezembro de 2018 foi realizado o primeiro chamamento público para o preenchimento das vagas no contra turno para os alunos da Educação Infantil e em 19 de janeiro de 2019 para as vagas de Ensino Fundamental.
No período de 22/01 a 31/01 iniciou-se a 2ª fase de inscrições e entrevistas com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. Foram realizados mais quatro chamamentos públicos nos dias 26/01, 02/02, 09/02 e 16/02 no Jornal Oficial do Município. Segundo a secretária de Educação, Flávia Rossi, por meio dessas convocações foram preenchidas 523 vagas de Educação Infantil e 707 vagas de Ensino Fundamental, no contraturno escolar, nas próprias unidades educacionais e em parceria com entidades conveniadas.
“Por tratar-se de um processo contínuo, nos próximos dias haverá novos chamamentos públicos, sempre de forma transparente e respeitando os critérios de avaliação do Serviço Social da Educação”, adiantou a secretária.
Foto: Divulgação